Oito anos depois, o Maringá Futebol Clube está de volta a uma final do Campeonato Paranaense. O clube da Cidade Canção vai enfrentar o Coritiba em dois jogos em busca de um título inédito. Em 2014, o "Dogão" foi vice-campeão ao perder a decisão para o Londrina.

Jogadores do Maringá comemoram com a torcida a classificação para a semifinal do Paranaense
Jogadores do Maringá comemoram com a torcida a classificação para a semifinal do Paranaense | Foto: Fernando Teramatsu / MFC

A vaga na finalíssima foi construída ao longo da competição. Depois de um início irregular, a equipe evoluiu e chega à decisão com a segunda melhor campanha do torneio. São 27 pontos conquistados em 15 jogos, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas. O Coxa somou 31 e, por isso, tem a vantagem de fazer o segundo jogo no Couto Pereira, no domingo (3). A final começa na quarta-feira (30), às 20h, no Willie Davids.

Leia também

Embaixador, Fernandinho deixa futuro no Machester City em aberto

E o retrospecto como mandante é uma das armas do Maringá para sair na frente na decisão. O time ainda não perdeu em casa - são cinco vitórias e dois empates -, com direito a goleada por 5 a 0 sobre o FC Cascavel nas quartas de final. Na semifinal, ficou no 0 a 0 com o Operário e ganhou nos pênaltis. O time não sofreu gols em seus domínios.

"Vai ser mais uma guerra. Sabemos que será um jogo difícil, da qualidade do adversário, um time de Série A, mas chegamos à final e vamos em busca da conquista inédita com unhas e dentes", frisou o técnico Jorge Castilho, que tem como auxiliar Silvinho Canuto, ex-técnico do Londrina.

Foi no LEC que o clube buscou o meia Matheus Bianqui, um dos principais reforços do ano e destaque na competição. Outros nomes importantes na campanha são o goleiro Dheimison, herói diante do Operário, o zagueiro Ronald, que já marcou três gols, o atacante Felipe Saraiva, ex-Ponte Preta, e o centroavante Alemão, também autor de três gols.

Calendário

A vaga na final do Paranaense fez com que o Maringá atingisse os seus principais objetivos na competição e garantisse calendário cheio em 2023. Na próxima temporada, o clube estará na Copa do Brasil e também no Brasileiro da Série D. "Deu tudo certo até agora e alcançamos sim os objetivos, mas agora queremos mais. O título é importante para o clube e para a carreira de todos", comentou Castilho.

Outro ponto importante na campanha da equipe tem sido o apoio da torcida. O Maringá tem levado grandes públicos ao Willie Davids - na semifinal contra o Operário foram 13 mil pessoas -, que deve estar lotado novamente na quarta-feira para o início da final.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link