Quatro atletas da equipe Londrina/FEL/Ipec de atletismo brilharam com a seleção brasileira na disputa dos Jogos Sul-Americanos da Juventude sub-18, encerrados no domingo (8), em Rosário, na Argentina. No total, os londrinenses conquistaram sete medalhas e ajudaram o Brasil a conquistar o título da competição.

Júlia Rocha Ribeiro ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e garantiu vaga no Mundial Sub-20
Júlia Rocha Ribeiro ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e garantiu vaga no Mundial Sub-20 | Foto: Rafael Bello/COB

Destaque para Júlia Rocha Ribeiro, 16 anos, que foi ouro nos 400 metros e no revezamento 4 x 400 metros misto, e prata nos 200 metros. De quebra garantiu índice para disputar o Mundial Sub-20, entre 1º e 6 de agosto, em Cáli, na Colômbia.

Leia também

Londrinenses são convocadas para o Ibero-Americano de Atletismo

Londrinense disputa Copa do Mundo de kickboxing na Turquia

“Difícil encontrar até palavras para descrever esse momento que estou vivendo. Só sei que é fruto de muita dedicação, muita entrega, trabalho junto com a equipe e meu técnico (Gilberto Miranda). Foi muito especial, e tem muita coisa por vir ainda. Quero seguir trabalhando e focada para poder evoluir ainda mais”, afirmou a aluna do Colégio Ética, que na quarta-feira (11) já embarca para representar o Brasil na Gymnasíade, a maior competição estudantil do mundo, na França. Uma das grandes promessas do atletismo brasileiro, Ribeiro conquistou há três semanas o título brasileiro sub-20 dos 400 metros rasos.

Paulo Henrique Romualdo foi medalha de ouro nos 110 metros com barreiras com direito a novo recorde da prova (13seg72). Venceu também o revezamento 4x400 metros mistos, ao lado de Júlia Ribeiro. “Foi algo mágico. Me preparei muito para esse momento e deu tudo certo. Estou muito feliz de poder ajudar o Brasil a conquistar um título tão importante. É um momento que vai ficar marcado para sempre na minha vida, minha primeira grande conquista”, vibrou o atleta de 17 anos.

Paulo Henrique Romualdo conquistou duas medalhas de ouro na Argentina
Paulo Henrique Romualdo conquistou duas medalhas de ouro na Argentina | Foto: Rafael Bello/COB

Outros dois londrinenses também subiram ao pódio no Sul-Americano. Bianca Davi de Souza foi bronze nos 2000 metros com obstáculos, mesmo resultado alcançado por Luís Felipe Abílio Barbosa no lançamento do martelo, prova em que foi campeão brasileiro sub-16 no ano passado.

Os técnicos de Londrina, Silvana Vieira e Gilberto Miranda, também integraram a comissão técnica da seleção brasileira na Argentina. Coordenador do projeto de atletismo na cidade, Miranda vibrou com os resultados dos atletas londrinenses.

“Acreditamos muito que o trabalho é capaz de nos levar momentos que sempre sonhamos. E todos os dias batalhamos muito para isso, então tudo isso tem um valor muito grande para todos da nossa equipe. É uma competição internacional, onde estão somente os melhores de cada país, então esses resultados nos enchem de orgulho”, ressaltou.

No total, o Brasil conquistou 23 medalhas no Sul-Americano, sendo 12 de ouro, três de prata e oito de bronze.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link