O londrinense Igor Tofalini conquistou no último fim de semana o título do Campeonato Mundial de Paracanoagem. O atleta venceu a categoria VL2 200 metros, conduzindo uma canoa havaiana. O Mundial da modalidade foi disputado na cidade de Halifax, no Canadá. Foi o segundo título mundial de Tofalini, que havia ganho a competição em 2018, em Portugal.

Em dobradinha brasileira, Igor Tofalini conquistou o seu segundo título mundial
Em dobradinha brasileira, Igor Tofalini conquistou o seu segundo título mundial | Foto: Fábio Canhete/CBCa

"Estou muito feliz com esta conquista. Era um campeonato muito importante para mim e trabalhamos muito, com foco total para ter um bom resultado. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio. A minha equipe, meus treinadores, minha família e amigos", afirmou o londrinense.

Leia também

Halterofilista se reencontra após retorno a Londrina e mira Paris-2024

A conquista foi ainda mais comemorada, já que teve dobradinha brasileira no pódio. Fernando Rufino, o Comboy, medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Tóquio, ficou com o vice-campeonato. "Foi muito marcante para mim esta dobradinha e mostra a força da paracanoagem brasileira. É um orgulho enorme para mim poder representar o Brasil", frisou Tofalini.

Igor Tofalini integra a equipe de Londrina de paracanoagem desde 2015. Além de treinar no Iate Clube, o paracanoísta também realiza treinamentos no CT da Confederação Brasileira de Canoagem, em Ilha Comprida (SP). A equipe londrinense conta com 11 atletas e é comandada pelo técnico Gelson Moreira, além do preparador físico Vitor Loni. Outro londrinense presente no Mundial do Canadá foi Giovane Vieira de Paula, que foi sétimo colocado na categoria VL3 200 metros.

O Brasil terminou em terceiro lugar no Mundial de Paracanoagem, com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, ficando atrás da Inglaterra e Ucrânia. Tofalini e de Paula permanecem no Canadá para a disputa do Campeonato Pan-Americano durante esta semana.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link