O Londrina não vence há sete jogos na Série B do Campeonato Brasileiro e tem apenas cinco vitórias em 23 partidas. A campanha deixa cada vez mais difícil a missão de escapar do rebaixamento à Série C. Restam 15 rodadas para o fim da competição.

Se a meta for alcançar os tradicionais 45 pontos, considerados historicamente uma marca de segurança contra a queda, o Tubarão precisará vencer pelo menos cinco dos 15 jogos restantes, o mesmo número de vitórias que conseguiu em toda a competição até agora.

Levantamento recente da FOLHA mostrou que, neste ano, a tendência é de que a pontuação necessária para escapar do rebaixamento fique abaixo dos 45 pontos. Ainda assim, essa marca continua sendo uma referência para os clubes. Em apenas uma ocasião uma equipe foi rebaixada mesmo ultrapassando os 45 pontos. Em 2010, o Brasiliense terminou a Série B com 46 e caiu para a terceira divisão.

Os cálculos mostram o tamanho do desafio. Se vencer cinco das últimas 15 partidas, o Londrina só poderá perder uma vez para chegar aos 45 pontos, considerando que os demais jogos terminem empatados. Com seis vitórias, poderá sofrer até três derrotas. Se conseguir sete triunfos, poderá perder cinco partidas. Já com oito vitórias, o time poderia perder os outros sete jogos e ainda alcançar a marca de 45 pontos.

Qualquer um desses cenários, porém, representa uma melhora significativa em relação ao desempenho apresentado até aqui. O Londrina soma 21 pontos, com cinco vitórias, seis empates e 12 derrotas. É a terceira pior campanha da competição, à frente apenas de América-MG, que tem 11, com 15 derrotas, e Ponte Preta, que soma dez pontos, com 17.

A defesa também preocupa. O Tubarão sofreu 34 gols em 23 jogos e tem uma das piores defesas da Série B. Apenas América-MG, com 36 gols sofridos, e Ponte Preta, com 48, foram vazados mais vezes.

Reencontros podem ajudar

Há, no entanto, um ponto que pode alimentar alguma esperança no Londrina. Quatro das cinco vitórias conquistadas no primeiro turno foram contra adversários que o time ainda enfrentará na reta final: Ponte Preta, Avaí, Athletic e CRB.

A exceção foi o Novorizontino, derrotado pelo Tubarão no primeiro turno, mas que levou a melhor no reencontro entre as equipes, na abertura do returno.

Sequência é problema

O principal desafio será melhorar o desempenho diante dos próximos adversários. Os quatro times que o Londrina enfrentará nas rodadas seguintes não foram derrotados pelo Tubarão no primeiro turno.

A sequência começa no sábado (22), às 18h, contra o Ceará, no Castelão. No primeiro turno, as equipes empataram por 0 a 0 no VGD.

Depois, o Londrina terá dois jogos em casa, contra Juventude e Operário. No primeiro turno, perdeu para os dois fora de casa: 1 a 0 para o Juventude e 3 a 0 para o Operário.

Na sequência, o Tubarão viaja a São Bernardo do Campo para enfrentar o São Bernardo, que também venceu o Londrina no primeiro turno, por 3 a 1, no VGD.

mockup