O Londrina Futsal será um dos representantes do Paraná na Copa Mundo de Futsal Feminino, competição que será disputada entre os dias 4 e 10 de julho, em Paranaguá, no litoral paranaense. A disputa terá a presença de 12 equipes de sete países.

O time londrinense foi convidado pela organização para disputar o torneio e está no grupo A, ao lado do time da casa, o Rio Branco, o San Lorenzo (ARG) e o Normanochka (RUS). A estreia do Londrina Futsal será no dia 4, às 10h, diante do San Lorenzo. A competição tem a chancela da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e da Federação Paranaense de Futsal.

O convite ao Londrina Futsal aconteceu após a boa participação da equipe na Taça Brasil de Clubes, onde o time londrinense chegou até a semifinal. "Será uma competição bastante interessante e trará muita experiência para a nossa equipe, tanto para as jogadoras como para a comissão técnica. Além da divulgação e visibilidade do nosso trabalho, da nossa equipe e da cidade", comentou a técnica Jayne Borim.

A equipe londrinense tem como primeiro objetivo chegar às quartas de final. Na primeira fase, o torneio tem três grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam. Jayne Borim espera uma disputa bem acirrada entre as equipes do grupo A. "Enfrentar o time da casa sempre é um complicador a mais, independente do nível técnico. A equipe russa jogou a Copa Mundo do ano passado e fez jogos bem equilibrados com equipes grandes, e o time argentino está acostumado a disputar competições internacionais, como a Libertadores".

Enquanto a Copa Mundo não chega, o Londrina Futsal segue na disputa do Campeonato Paranaense e da Liga Nacional. No Estadual, o time é o sexto colocado, com sete pontos em cinco jogos. Já na Liga, o LEC é o sétimo colocado, com seis pontos em três jogos e volta a quadra no sábado (1º), às 18h, no Moringão, contra o São José (SP).

Além do LEC e do Rio Branco, o futsal brasileiro tem ainda mais quatro representantes na Copa Mundo: o Stein Cascavel, atual campeão, a Female (SC), o Taboão da Serra (SP) e o Sogipa (RS). Os outros participantes são Nacional (URU), Juventas Futsal (COL), Freelance Futsal (AUS) e NY Equador (EUA).

A Copa Mundo de Futsal tem sido realizada há alguns anos. A competição começou com o masculino, chegou ao feminino e em 2023 teve a primeira edição na categoria sub-21.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link