Imagem ilustrativa da imagem Tubarão prega dedicação para encarar semana decisiva
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Com o fantasma do rebaixamento rondando o Londrina, comissão técnica e jogadores têm pregado dedicação e otimismo para o time se reencontrar com a tranquilidade e as necessárias vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. A oportunidade para transformar as palavras em ação é nesta terça-feira (5), quando enfrenta o Atlético Goianiense, às 19h15, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

A semana é decisiva nos planos do LEC para fugir da degola, já que três dias depois do confronto com os goianos terá pela frente o América Mineiro, desta vez no estádio do Café, sexta-feira (8). Na 16ª posição, com 35 pontos, o Alviceleste está a dois pontos de distância do Figueirense, primeiro da zona de rebaixamento. A equipe catarinense recebe o Vila Nova na 33ª rodada.

Caso perca e o Figueira ganhe, o Tubarão entrará pela primeira vez na zona de rebaixamento. “É uma situação muito complicada. A zona de rebaixamento é incômoda. Que o torcedor nos apoie até o final, porque o time está trabalhando muito para que saiamos dessa situação. Não faltarão garra, empenho, dedicação e no fim do ano vamos estar comemorando o não rebaixamento. Só depende de nós”, elencou Higor Leite.

Após começar no banco de reservas na derrota para o Paraná e entrar com a bola rolando, o meia é um dos que podem estar entre os titulares na terça. O técnico Mazola Júnior deverá promover outras mudanças em busca de melhorar a qualidade da equipe, com Raí Ramos retomando a vaga na lateral-direita e João Paulo ou Luidy no ataque. Recuperado de lesão, Anderson Leite tem uma pequena possibilidade de estar entre os suplentes em Goiás.

De acordo com o comandante alviceleste, apesar de os 45 pontos serem considerados ideais para evitar qualquer tipo de dissabor, o foco agora é vencer e não trazer o drama do rebaixamento para o dia a dia do clube. “Estamos acreditando que teremos um final de campeonato muito aceitável e que esse pesadelo vai passar bem longe daqui. A maior prova que todos nós estamos dando é nossa união para tirar o Londrina da situação que está no campeonato”, destacou Mazola Júnior.

‘REI DO EMPATE’

Acumulando somente um triunfo em cinco rodadas, com um empate e três derrotas, sendo duas seguidas, o Atlético Goianiense luta pelo acesso, mas vem oscilando nas últimas semanas. Figurando na quarta posição, somando 51 pontos, o Dragão venceu pela última vez em 27 de setembro. Desde então foram sete compromissos, com uma derrota e seis empates consecutivos.

Pressionado pela possibilidade de sair do grupo que sobe, o time goiano quer retomar os bons resultados dentro de casa para voltar a ter força na reta final de campeonato. Faltando seis rodadas para o encerramento, fará três jogos no Antônio Accioly, incluindo com o Londrina. O retrospecto é positivo para o Tubarão, que em sete encontros como adversários, levou a melhor em dois e perdeu apenas um. São outros quatro empates.

PREPARAÇÃO

O LEC treinou na manhã de domingo (3) visando o confronto com o Atlético-GO. A última atividade será na tarde desta segunda-feira (4), em Goiânia. Foi uma semana de preparação desde o último jogo. “Período bom para se preparar para um jogo que será extremamente difícil, com adversário que está brigando pelo acesso. Creio que temos ótimos profissionais, o professor (Mazola Júnior) está fazendo ótimo trabalho em relação a estudar o Atlético, passar o melhor para nós, para que possamos entrar em campo terça sabendo de tudo que vai acontecer”, valorizou o lateral-esquerdo Felipe Vieira.

Nos treinamentos ao longo dos últimos dias, o comandante do Londrina procurou corrigir erros que têm custado caro à equipe, como as bolas paradas, jogadas aéreas, troca de passes e posse de bola. “Estamos trabalhando bastante nestes fundamentos, como o posicionamento em cima do ‘homem da bola’. Vamos ter que melhorar. Existe a parte psicológica, mas, nesta hora é momento dos jogadores de verdade também”, ressaltou Mazola Júnior.

LEIA MAIS SOBRE O LEC