Matheus Bianchi e André Moritz tiveram atuação apagada contra o Oeste: Higor Leite pode ser novidade
Matheus Bianchi e André Moritz tiveram atuação apagada contra o Oeste: Higor Leite pode ser novidade | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Afundado na má fase e à beira do abismo, o Londrina inicia nesta segunda-feira (28) uma sequência decisiva na fuga do rebaixamento. Às 20h, o time enfrenta o Paraná Clube, no estádio Durival de Brito e Silva, a Vila Capanema, na Capital do Estado, na abertura da 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Já na próxima semana terá pela frente o Atlético Goianiense, também fora casa. As duas equipes lutam pelo acesso.

Vindo de uma derrota em pleno estádio do Café para o Oeste por 2 a 0 na última sexta-feira (25), o LEC teve pouco tempo para juntar os cacos visando o duelo diante do Tricolor da Vila. A delegação alviceleste viajou para Curitiba na tarde de domingo (27). Após o último resultado negativo o Tubarão caiu mais uma posição na tabela e agora é o 16º colocado, com 35 pontos, distante apenas três pontos do primeiro da zona de rebaixamento, que é o Figueirense.

Para o volante Germano, o Tubarão precisar retomar o equilíbrio para voltar a vencer e convencer na competição, principalmente o emocional. “É ver o que erramos para errar menos e não soframos fora. Temos uma equipe muito consistente fora de casa e precisamos ser assim contra o Paraná e o Atlético-GO. É entender a situação em que estamos e ter forças. Todos são importantes (neste processo)”, afirmou. “Não adianta lamentarmos. Precisamos correr atrás do prejuízo, ainda mais jogando longe do Café”, acrescentou.

A inspiração do time azul e branco para sentir novamente o sabor do que é vencer vem dos jogos com o Cuiabá (26ª rodada) e Vitória (30ª rodada), em que triunfou em ambos. Segundo o técnico Mazola Júnior, nos dois casos os jogadores não tiveram uma boa apresentação, entretanto, conseguiram os três pontos. “Nas últimas vitórias fora de casa marcamos muito bem, mas tivemos os mesmos problemas na transição ofensiva. Não podemos nos iludir. É uma característica da equipe (a marcação maior jogando fora), num momento de falta de confiança muito grande”, reconheceu.

RETRANCA

A relação dos atletas que viajaram à Capital não foi divulgada, no entanto, existe a expectativa do retorno de Higor Leite, que poderá ser a novidade no Londrina para o compromisso da noite desta segunda. O meia está recuperado de lesão. O comandante alviceleste também não deu sinais se deverá promover mudanças em outros setores, porém, já deixou claro que a formação daqui para frente será focada em resguardar a defesa.

icon-aspas “Não adianta o torcedor achar que vamos jogar para frente, com três atacantes, dois meias".
Mazola Júnior -

“Não adianta o torcedor achar que vamos jogar para frente, com três atacantes, dois meias, que a competição vai complicar muito para nós. No atual momento em que estamos na nossa linha ofensiva, temos que ter muita calma, discernimento para não entrar nesse embalo de achar que vamos resolver tudo com mais gente na frente, que os dissabores serão piores”, avisou. “Não pode achar que nosso time é o Barcelona ou Real Madrid, que vamos jogar tudo para frente”, ponderou.

ADVERSÁRIO

No encontro pelo primeiro turno do campeonato, o LEC goleou o Paraná Clube por 3 a 0. Desde então, muito mudou nas duas equipes. O Tricolor da Vila figura na nona posição, com 44 pontos, sendo quatro de diferença para o último do G4. Em cinco jogos acumula três reveses, dois seguidos nas últimas rodadas. Sem brecha para mais derrotas se quiser continuar sonhando com o acesso, o time da Capital lançou promoção de ingressos para lotar a Vila Capanema.

A escalação é mantida em sigilo, assim como o esquema tático que será utilizado pelo técnico Matheus Costa: continuar no 3-5-2 ou voltar para o 4-2-3-1. O volante Fernando Neto e o meia Vitinho são dúvidas. “O Paraná vem de um momento de instabilidade. Precisamos fazer novamente o trabalho que promovemos antes do jogo contra o Vitória, mobilizar esta galera. Precisamos buscar pontos nesses dois jogos fora de qualquer jeito”, projetou Mazola Júnior.

FICHA TÉCNICA
Árbitro:
Wagner Reway
Local: Estádio Durival de Brito e Silva, em Curitiba (PR)
Horário: 20h

LONDRINA: César; Alemão, Dirceu, Lucas Costa e Felipe Vieira; Germano, Bertotto, Matheus Bianchi (Higor Leite), André Moritz e Matheusinho; Léo Passos. Técnico: Mazola Júnior

PARANÁ CLUBE: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Rodolfo, Leandro Almeida e Guilherme Santos; Fernando Neto, Fabrício (Luiz Otávio ou Vitinho), Jhemerson e Alesson; Judivan e Jenison. Técnico: Matheus Costa