Faltando quatro rodadas para o fim da Série B, o Londrina tem a difícil missão de sair da zona do rebaixamento e evitar a queda para a Série C. O Tubarão tem jogo decisivo na quarta-feira (10) em Maceió, diante do CRB, que ainda briga pelo acesso. Outras seis equipes lutam contra a queda nesta reta final.

Após passar mal na concentração e não enfrentar o Cruzeiro, Cordoba volta a ser titular diante do CRB
Após passar mal na concentração e não enfrentar o Cruzeiro, Cordoba volta a ser titular diante do CRB | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Depois de tropeçar mais uma vez no estádio do Café - derrota de 1 a 0 para o Cruzeiro -, o LEC permanece na 17ª posição, com 38 pontos, e tem 52% de chance de ser rebaixado, de acordo com o departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Para o site Chance de Gol, a probabilidade de queda do Londrina é de 71%.

O rival direto do Alviceleste é o Brusque, que também tem 38 pontos, mas duas vitórias a mais. O time catarinense tem 43% de chance de cair, segundo a UFMG. Para o Chance de Gol, o risco é de apenas 13%. Assim como o LEC, o Brusque também joga fora de casa na rodada 35. Encara o Cruzeiro, no Mineirão, nesta terça-feira (9).

"A equipe vem jogando bem, evoluindo. Mas a campanha anterior a nossa chegada não foi boa. Talvez se tivesse feito um pouco mais de pontuação, não estaríamos brigando contra a queda. Mas estamos no caminho certo, tropeços acontecem, mas o time está em uma crescente grande", afirmou o técnico Márcio Fernandes.

Leia mais sobre o LEC

Os resultados da última rodada do Brasileiro rebaixaram oficialmente o Brasil de Pelotas, que soma apenas 23 pontos. O penúltimo colocado é o Vitória, com 34 pontos e 97% de probabilidade de cair. O Confiança é o 18º, também com 34, e 86% de possibilidade de ir para a Série C.

Operário e Ponte Preta, com 42 cada, e Remo, com 41, ainda não estão livres e buscam ao menos mais três ou quatro pontos para permanecerem na Série B. Segundo a UFMG, com 45 pontos a chance de queda é de apenas 4%. Operário e Remo fazem confronto direto nesta terça, em Ponta Grossa, e a Ponte recebe na quinta-feira (11) o líder Botafogo, em Campinas.

Visitante

A campanha do Londrina até aqui na Série B mostra um time melhor como visitante do que atuando no estádio do Café. O Tubarão tem o nono melhor desempenho fora de casa, com 41% de aproveitamento. Somou 21 pontos e nos últimos jogos longe de casa tem duas vitórias, um empate e uma derrota. Vem de triunfos contra Confiança e Remo.

Já o desempenho no Café é o pior entre os 20 participantes da Série B. São apenas 17 pontos conquistados e 33% de aproveitamento. Nos últimos três jogos acumula uma vitória, um empate e uma derrota. Nestas quatro rodadas finais, o LEC enfrenta CRB e Vila Nova fora de casa e recebe a Ponte Preta e o Vasco no estádio do Café.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link