O Londrina começa nesta quarta-feira (22) a sua 15ª participação na Copa do Brasil e faz diante do Nova Mutum o jogo mais importante da temporada até aqui. Uma classificação vale tranquilidade para o trabalho recém- iniciado do técnico Omar Feitosa e alívio para as contas do clube. O confronto no Mato Grosso começa às 17h, no estádio Valdir Doilho Wons.

Principal contratação para a temporada, Júnior Dutra será titular pela primeira vez na estreia da Copa do Brasil
Principal contratação para a temporada, Júnior Dutra será titular pela primeira vez na estreia da Copa do Brasil | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Avançar na competição nacional é o grande objetivo do clube no primeiro trimestre do ano. Se classificar para a segunda fase passou a ser ainda mais importante em razão da péssima campanha no Paranaense. O LEC é apenas o oitavo colocado no Estadual e vai precisar vencer o líder Athletico na última rodada para seguir para as quartas de final.

Leia mais sobre o LEC

LEC vai com força máxima na estreia da Copa do Brasil

Vindo do Botafogo, Juninho quer fazer história no LEC

O Tubarão tem a vantagem do empate no jogo único em Nova Mutum para chegar à segunda fase e não repetir os vexames das duas últimas participações, quando caiu logo na estreia. Em 2020, a eliminação foi para o XV de Piracicaba-SP, e no ano passado, para o Ceilândia-DF. Em 2021, o clube não jogou a Copa do Brasil. Caso avance, o Tubarão enfrentará o vencedor de Nova Iguaçu-RJ x Vitória.

"A responsabilidade nossa é muito grande, por conta da questão financeira, e temos isso muito claro e pela esportiva também. No entanto, a nossa responsabilidade seria a mesma se o adversário não fosse o Nova Mutum e fosse algum time da Série B ou Série A", frisou o técnico Omar Feitosa.

A Copa do Brasil passou a ser a grande fonte de receita para clubes com dificuldades financeiras. Ainda mais no caso do Londrina, que tem convivido com frequentes atrasos salariais, tem uma verba irrisória no Campeonato Paranaense e ainda não sabe quanto irá receber de direitos de transmissão na Série B. Para jogar a primeira fase, o LEC recebeu uma cota de R$ 1,250 milhão e receberá mais R$ 1,4 milhão em caso de classificação no Mato Grosso.

Omar Feitosa, que assumiu o time no lugar de Edinho e chegou com a missão de classificá-lo à segunda fase do Paranaense, ainda não sabe se ficará para a Série B. Mas certamente está ciente de que uma eliminação precoce na Copa do Brasil e uma não classificação no Estadual vão deixar a sua situação insustentável no comando da equipe. No ano passado, após o fracasso na estreia da Copa do Brasil, Vinícius Eutrópio foi demitido.

"Vai ser um jogo duro, diante de um time jovem e que aposta tudo também nesta partida. Sabemos que uma competição nacional dá notoriedade para todos e uma classificação será fundamental para todos nós, jogadores, comissão e clube", enfatizou Feitosa.

Escalação

O Londrina deve ter três novidades em campo em relação à derrota para o Coritiba. Na lateral-direita, Ezequiel substitui Léo Morais, lesionado, e na outra ala, Felipe Vieira entra no lugar de Wendel. No ataque, Júnior Dutra será titular pela primeira vez. "Já pegamos vários times assim e é sempre um jogo difícil. Vai ser uma final para eles e tem que ser para nós também. Senão eles vêm e roubam o seu pão e eu dependo disso. Então, na minha casa não vai entrar, não, porque eu não vou deixar", ressaltou o capitão João Paulo.

O Nova Mutum disputa apenas pela segunda vez a Copa do Brasil e garantiu vaga após conquistar a Copa Federação do Mato Grosso no ano passado. No atual campeonato estadual, o Azulão é apenas o oitavo colocado - são 10 participantes -, com seis pontos em sete jogos: uma vitória, três empates e três derrotas.

EM NOVA MUTUM

Nova Mutum

Neto; Hugo, Guilherme, Lucas e Marcos; Vitor, Taylon e George; Binho, Rondinely e Thiago. Técnico: Mário Roberto

Londrina

Saulo; Ezequiel, Thawan, Gabriel e Felipe Vieira; João Paulo, Moisés e Diego Jardel; Hugo Cabral, Júnior Dutra e Vinícius Jaú. Técnico: Omar Feitosa

Árbitro: Paulo Henrique Salmazio (MS)

Local: estádio Valdir Doilho Wons

Horário: 17h

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link