O estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) voltará a abrigar treinamentos do Londrina a partir do mês de abril. O clube já iniciou algumas reformas no local para adequar o estádio, que inclusive irá alojar alguns jogadores do time profissional e da base.

Gramado do VGD recebe melhorias para abrigar treinamentos do clube a partir do mês de abril
Gramado do VGD recebe melhorias para abrigar treinamentos do clube a partir do mês de abril | Foto: Rafael Martins/LEC

O LEC vai deixar de utilizar o Centro de Treinamentos da SM Sports no fim do mês de março. O acordo entre o clube e a SM Sports, antiga gestora do futebol alviceleste, firmando no encerramento da parceria, era a cessão do CT até o dia 31. A partir daí, o Tubarão vai centralizar sua base de treinos no VGD.

Leia mais sobre o LEC

Após saída da SM, LEC vê média de público crescer mais de 300%

Ávila rechaça terra arrasada após goleada e eliminação no Paranaense

As melhorias no VGD começaram nos últimos dias e atingem o gramado, vestiários, alojamentos e setor administrativo. Um antigo espaço utilizado para refeitório também está sendo reformado. Neste primeiro momento, as obras não se estendem para as arquibancadas.

O Londrina confirmou que o VGD passará a ser a sua "nova casa" a partir de abril até a construção do novo CT do clube. O Alviceleste vai alternar treinamentos no VGD com outros campos da cidade, para preservar o gramado do estádio. Algumas alternativas são a UEl (Universidade Estadual de Londrina) e AFML (Associação dos Funcionários Municipais de Londrina).

O VGD será utilizado também para a moradia de alguns jogadores profissionais e também das categorias sub-20 e sub-17. Nos últimos anos, atletas das categorias de base moraram em alguns períodos no estádio. Até o ano passado, o estádio abrigava os treinamentos das escolinhas do clube. O projeto, no entanto, ainda não foi retomado em 2024.

As melhorias no VGD começaram nos últimos dias e atingem o gramado, vestiários, alojamentos e setor administrativo.
As melhorias no VGD começaram nos últimos dias e atingem o gramado, vestiários, alojamentos e setor administrativo. | Foto: Rafael Martins/LEC

O LEC vai deixar o CT da SM Sports, que é utilizado desde 2011, início da parceria com a SM Sports. O empresário Sérgio Malucelli deve criar no local uma escolinha de futebol dedicada à revelação de jogadores.

JOGOS

As reformas iniciais no VGD visam deixar o estádio em condições de treinamentos e de abrigar os atletas. No entanto, neste primeiro momento, o estádio não será reformado para receber jogos oficiais.

A Squadra Sports, que vai adquirir 90% das ações da SAF alviceleste, tem um projeto para reformar totalmente o VGD para que o Londrina volte a atuar no local. O projeto contempla reforma das arquibancadas, aumento de capacidade, colocação de cadeiras, a construção de um campo anexo ao principal, além da construção de outros espaços dentro do estádio.

Mas é um projeto a longo prazo e o LEC continuará jogando no estádio do Café, pelo menos na Série C, que começa em 20 de abril. O VGD não recebe uma partida oficial desde o Paranaense de 2016. O estádio hoje não possui os laudos de segurança, prevenção de incêndios, engenharia e da vigilância sanitária, necessários para a liberação do local. O estádio também não tem sistema de iluminação.

COLETIVA

O Londrina agendou para a manhã desta sexta-feira (15) uma coletiva com o CEO da Squadra Sports, Paulo Assis, e o executivo de futebol, Luiz Kriwat. Os dirigentes devem detalhar o planejamento do clube para a Série C e abordar outros assuntos como a busca por reforços, a formalização da SAF e a liberação do dinheiro da Liga Forte.