A vitória do Londrina sobre o Athletico foi uma grande festa para o torcedor alviceleste, mas também causou muitos problemas para quem foi ao estádio do Café. Uma das maiores reclamações foi a dificuldade de acesso dos proprietários de cativas ao setor de cadeiras. A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) promete solucionar a questão criando um espaço exclusivo.

Estádio do Café possui 8,3 mil cadeiras, dos quais 5,2 mil são cativas, mas apenas 700 proprietários estão com os pagamentos em dia
Estádio do Café possui 8,3 mil cadeiras, dos quais 5,2 mil são cativas, mas apenas 700 proprietários estão com os pagamentos em dia | Foto: Gustavo Carneiro

Está agendada para a próxima terça-feira (12) uma reunião com dirigentes do LEC para buscar alternativas e evitar que o problema se repita. Na partida do último sábado, o Londrina fez uma promoção e vendeu ingressos das cadeiras e da arquibancada pelo mesmo preço: R$ 20. O setor das cadeiras cativas ficou lotado e muitos proprietários não conseguiram acessar os seus assentos, que também foram ocupados pelo público em geral.

"Temos hoje, aproximadamente, 700 proprietários que estão ativos, com a anuidade em dia. Vamos propor fazer um espaço reservado, com uma capacidade um pouco maior que esta, na parte de cima da cadeiras e sinalizar este setor, que ficará exclusivo para os proprietários", afirmou o presidente da FEL, Marcelo Oguido. "Vamos discutir com o Londrina a melhor maneira de sinalizar ou com adesivos, pintura ou até mesmo cercar este espaço para que esta situação não se repita."

O setor coberto do estádio do Café possui 8,3 mil cadeiras. "Com esta demarcação, o Londrina poderia vender as cadeiras excedentes deixando fora as de proprietários, que têm o direito de acesso livre ao seu assento. É uma situação que não pode acontecer novamente", cobrou Oguido.

O presidente da FEL lembrou ainda, que quando se liberar a entrada de crianças nas cadeiras é preciso contar também já que elas vão ocupar um assento. No jogo de sábado, crianças até 12 anos não pagavam para entrar no setor, mas o Londrina distribuiu ingressos para poder fazer o controle da capacidade.

O problema do acesso de proprietários das cadeiras cativas do estádio do Café não é novo e sempre volta à pauta quando há um jogo com grande público. Em 2018, a FEL iniciou um processo de recadastramento dos donos de cadeiras e de boxes de estacionamento. Do total de 5.245 cativas, apenas 1,2 mil foram regularizadas.

A promessa da FEL era fazer um espaço reservado para estas cadeiras recadastradas respeitando o mapa original de quando os assentos foram vendidos, nas décadas de 1970 e 80. As outras quatro mil cadeiras seriam comercializadas novamente e a arrecadação revertida em melhorias no próprio estádio. No entanto, a proposta não teve continuidade e o problema persiste até hoje.