O Londrina tem um novo treinador pela quinta vez no ano. Paulo César Gusmão está de volta ao Tubarão, agora na função de técnico. PC chega ao clube em um momento de turbulência na Série B. Após duas derrotas seguidas, o LEC é o 13º colocado, com 10 pontos, apenas dois acima da zona do rebaixamento.

PC Gusmão foi coordenador técnico do LEC em 2021 e 2022 e exerceu a mesma função no Ceará neste ano: missão imediata é evitar que o time entre na zona do rebaixamento
PC Gusmão foi coordenador técnico do LEC em 2021 e 2022 e exerceu a mesma função no Ceará neste ano: missão imediata é evitar que o time entre na zona do rebaixamento | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Aos 62 anos, PC Gusmão vai retomar no Londrina uma função que não exerce desde 2018. O seu último trabalho como treinador foi no Santa Cruz, onde ficou por apenas seis jogos e conquistou uma única vitória. Desde então vinha trabalhando como coordenador técnico. Foi assim no LEC entre o fim de 2021 e junho de 2022 e no Ceará, entre outubro do ano passado e maio desde ano, quando acabou sendo desligado pela diretoria do clube cearense.

Após as derrotas nas últimas duas rodadas, para Ceará e Ituano, o gestor Sérgio Malucelli decidiu desligar o interino Edson Vieira e convenceu PC Gusmão a retomar a carreira de treinador no LEC. Como técnico, Gusmão dirigiu times como Vasco, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Sport e Ceará. Trabalhou também no Oriente Médio e em Portugal. Integrou a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo na seleção brasileira nos anos 2000. Subiu para a Série A com Vitória e Ceará.

Edson Vieira comandou interinamente o Londrina por quatro partidas, com duas vitórias e duas derrotas. Assumiu o time após a saída de Alexandre Gallo, em 10 de maio. O Londrina começou o ano com Edinho no comando para a disputa do Paranaense. O filho do Rei Pelé resistiu pouco no cargo e foi substituído por Omar Feitosa, que ficou só 20 dias à frente do Alviceleste e dirigiu o LEC na eliminação precoce na Copa do Brasil diante do Nova Mutum-MT.

Alexandre Gallo foi contratado para o Brasileiro, teve um mês de preparação e foi responsável pela montagem do elenco para a Série B. Mas com atuações ruins e apenas uma vitória, caiu após a quinta rodada. Depois da derrota em Itu, no sábado, a diretoria definiu por mudar novamente o comando e decidiu pela saída definitiva de Edson Vieira do clube.

BOMBEIRO

Vieira, por meio das redes sociais, publicou um texto de despedida e de agradecimento ao clube. Foram 112 dias de trabalho em que exerceu várias funções: técnico; auxiliar, técnico do sub-20 e observador técnico. "Peguei a equipe na 18ª colocação e deixo na 13ª, com sete gols a favor e seis contra. Fui chamado para apagar parte do incêndio, fui e cumpri, mesmo custando meu emprego. Obrigado, LEC".

PC Gusmão chegou a Londrina no início da noite de ontem e assume o time na manhã desta terça-feira (30). O treinador chega junto com o auxiliar Franco Rafael Müller e terá uma semana de trabalho até a sua estreia no domingo. O Tubarão encara o Sport, às 18h, no estádio do Café, em busca de recuperação na Série B.

O time pernambucano vem de goleada por 4 a 1 sobre o ABC, na Ilha do Retiro, e tem o artilheiro da competição, o veterano Vágner Love, com 5 gols.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link