Diziam os antigos que "têm coisas que só acontecem com o Botafogo". A frase pode muito bem ser adaptada para o Londrina. Horas depois de anunciar sua saída do clube, por meio de suas redes sociais, o técnico Edinho voltou atrás e em uma nova postagem no Instagram, por volta das 9h30, comunicou sua permanência no cargo após se reunir com a direção da SM Sports.

Em postagem publicada na sua conta no Instagram ontem à noite, e mantida nesta manhã, o filho de Pelé havia escrito depois do empate com o lanterna Rio Branco por 1 a 1, no estádio do Café: "Eterna gratidão por todos que me apoiaram e confiaram em mim ao longo dessa jornada, nesse 'Gigante do Interior'.. Deixo, com muito orgulho, um grupo de jovens talentos que representam um grande potencial de retorno econômico pro clube, e um legado de grandeza e profissionalismo que esse clube e o seu torcedor tanto merecem. Infelizmente, não vou continuar pra estar presente na colheita desses frutos, mas tenho a certeza do valor da minha contribuição para o processo que idealizei e implementei no dia-dia! Muito obrigado a todos, mais uma vez!". Ele chegou a se despedir dos jogadores ainda nos vestiários do Café e, diferente do que vinha fazendo, preferiu não participar da coletiva de imprensa após o jogo.

A SM Sports não havia se manifestado sobre a decisão do treinador.

Por volta das 9h30 desta sexta, porém, Edinho apagou a postagem e publicou uma nova, dizendo o seguinte: "Nada como um dia após o outro! Após reunião com a diretoria continuo no processo e sigo no comando técnico do nosso Tubarão. Nunca desisti de nada na minha vida, e não vai ser agora a primeira vez!". O treinador também agradeceu às manifestações de apoio em relação à postagem anterior, se disse emocionado e confessou estar vivendo uma "situação inusitada". Em seguida, concluiu: "... com toda energia positiva que recebi tenho fé e certeza de que devo aceitar a proposta de continuar e concluir esse ciclo da melhor forma, sempre em busca das vitórias!! Pra cima, Tubarão!".

Em contato com a RPC Londrina também nesta manhã, o gestor Sérgio Malucelli confirmou a permanência do técnico, justificando que "jogar com meninos da base é difícil, mas estamos revelando alguns meninos que vão nos ajudar na sequência".

LEIA TAMBÉM:

Londrina patina no lanterna e sai vaiado do Café

RISCOS

Edinho assumiu o time profissional do Londrina logo após a Série B, ainda no ano passado, com a missão de conduzir um time jovem e barato no Paranaense deste ano. Técnico do sub-20 do LEC em 2022, ele aproveitou vários de seus atletas da base na equipe principal. Era sabido que a aposta num time totalmente reformulado em relação ao que havia terminado a Série B em 9º lugar, sob o comando de Adilson Batista, seria um risco. Além de aproveitar jogadores da base, Edinho contou com reforços contratados pela SM Sports, todos com trajetória modesta no cenário nacional.

Os reflexos do desafio que o treinador teria foram sentidos logo nas primeiras rodadas do Estadual. Após estrear com empate contra o Azuriz (1 a 1), no Café, o Tubarão perdeu os dois jogos seguintes (1 a 0 para o Cascavel, no Café, e 1 a 0 diante do Cianorte, fora), o que aumentou a pressão sobre o seu trabalho. A vitória de virada em cima do Operário (3 a 2, no Café), pela quarta rodada, deu sobrevida a Edinho, mas o novo tropeço, desta vez contra o lanterna Rio Branco, ontem à noite, abreviaria o encerramento do ciclo - pelo menos, da parte do próprio técnico. Antes, pela quinta rodada, a equipe havia empatado sem gols com o neófito Aruko, em Maringá.

O Londrina, que neste domingo encara o São-joseense, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), está em sétimo lugar, com 6 pontos. Nesta primeira fase, os oito primeiros se classificam. O time ainda não enfrentou a dupla Atletiba.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link