A melhora do Londrina no returno da Série B passa por uma evolução no sistema defensivo. A média de gols sofridos diminuiu após a chegada do técnico Eduardo Souza e o Tubarão deixou de ser a defesa mais vazada do Brasileiro. Manter a boa performance defensiva será fundamental para conquistar um bom resultado no jogo de sábado (12), contra o Criciúma, no Heriberto Hülse.

Titular no Paranaense e reserva na Série B, Saulo terá mais uma nova oportunidade no gol do LEC no jogo diante do Criciúma
Titular no Paranaense e reserva na Série B, Saulo terá mais uma nova oportunidade no gol do LEC no jogo diante do Criciúma | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Eduardo Souza assumiu o LEC na derrota para o Guarani por 2 a 1, pela 16ª rodada. De lá para cá foram sete partidas e oito gols sofridos. A média superior a um gol por jogo ainda é alta, mas nos três jogos do returno - ABC, Chapecoense e Vitória - o time sofreu somente um gol. No geral, o LEC tomou 32 gols em 22 jogos. A pior defesa agora é do Atlético-GO, com 34 gols sofridos.

Leia mais sobre o LEC

"Temos um pacto para fazer um grande segundo turno", diz Eduardo Souza

Londrina apresenta Rafael Vaz: "Temos um grande campeonato por fazer"

"Quando eu cheguei falei que tínhamos tudo para fazer um excelente segundo turno. E os números estão começando a mostrar isso, inclusive os números defensivos", afirmou o zagueiro Rafael Vaz, que estreou justamente na primeira rodada do returno. "Mas temos que manter os pés no chão porque estamos dando apenas os primeiros passos. Mas acredito que estamos no caminho certo para sair desta situação".

MUDANÇAS

Apesar do bom momento, a defesa será o setor que vai sofrer mais modificações na partida em Santa Catarina. O LEC não terá o goleiro Neneca, que está se transferindo para o futebol do Irã, e o zagueiro Gabriel, suspenso. Vaz não vê problemas e confia na força do elenco. "O Londrina montou um elenco qualificado, não só de 11 jogadores. Todos que estão aqui têm total capacidade e qualidade para jogar", apontou.

Na zaga, Luan Freitas será o substituto. Já no gol, o técnico Eduardo Souza não quis confirmar o substituto de Neneca, mas Saulo será o titular em Criciúma. "O Saulo jogou no Paranaense, teve uma lesão, voltou e se recondicionou bem. O Frigeri também tem muita qualidade e os dois são muito experientes. Estamos tranquilos e temos confiança nos dois", comentou o treinador alviceleste.

Saulo foi titular no Paranaense, mas perdeu a vaga na Série B com a chegada de Lucas Frigeri. O experiente goleiro foi titular na primeira parte da competição, mas mostrou oscilação em muitos jogos e perdeu a posição para o jovem Neneca.

ESCALAÇÃO

Além das mudanças no sistema defensivo, o Londrina terá mais duas alterações para o jogo de sábado. O volante Rodrigo deve ganhar a posição de Moisés, enquanto Iago Dias volta a ser titular no ataque no lugar de Danilo Peu.

Do lado do Criciúma, a novidade deve ser o meia Marquinhos Gabriel. Principal jogador do time do técnico Claudio Tencati, o meia se recuperou de uma lesão muscular na coxa e voltou a treinar esta semana. Marquinhos Gabriel não atua desde o dia 22 de julho no confronto contra o Novorizontino. O Tigre catarinense é o quinto colocado, com os mesmos 38 pontos do Vila Nova, o quarto, e joga para voltar ao G4.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link