No seu pior momento até aqui na Série B, o Londrina terá um confronto direto na terça-feira (7) em busca da reabilitação na competição. O adversário será o Sampaio Corrêa, que tem dois pontos a mais que o Tubarão e que também vem de derrota no Brasileiro. O jogo, pela 11ª rodada, será às 19h, no estádio Castelão, em São Luís. A delegação alviceleste embarcou na manhã desta terça-feira para o Maranhão.

PC Gusmão vai manter a formação com três zagueiros no Maranhão; Autor do gol contra o Sport, o prata da casa Gabriel foi um dos melhores em campo no domingo
PC Gusmão vai manter a formação com três zagueiros no Maranhão; Autor do gol contra o Sport, o prata da casa Gabriel foi um dos melhores em campo no domingo | Foto: Londrina EC

As três derrotas seguidas deixaram o LEC próximo da zona do rebaixamento. Com 10 pontos, em 14º, o Alviceleste tem apenas dois pontos a mais que o CRB, 17º colocado. O Sampaio aparece em 12º, com 12. A atual sequência negativa superou o desempenho entre a segunda e quarta rodadas, com duas derrotas e um empate. O time viu ainda a sequência aumentar com o revés por 2 a 1 para o Atlético-GO, na quinta rodada, que resultou na demissão do técnico Alexandre Gallo.

Leia mais sobre o LEC

Londrina sofre virada e perde a terceira seguida na série B

PC Gusmão lamenta recuo e é cobrado por ausência de Clinton

Em caso de vitória no Maranhão, o LEC pode subir até duas posições. Já um novo tropeço pode levar o Tubarão para a zona do rebaixamento, caso CRB, Chapecoense e Ponte Preta vençam na rodada. "A Série B é muito equilibrada e conheço bem o Márcio (Fernandes), já trabalhei com ele. Sabemos do potencial que tem o Sampaio e precisamos inibir o que eles têm de positivo e usar aquilo que temos de melhor", frisou o técnico PC Gusmão. "Não podemos perder o equilíbrio dentro do jogo e a ambição de vencer".

Márcio Fernandes, que comandou o Londrina na volta à Série B em 2020, assumiu recentemente o Sampaio Corrêa. Dirigiu a Bolívia Querida em cinco jogos, com duas vitórias, duas derrotas e um empate. Na última rodada, perdeu em Goiânia para o Vila Nova por 3 a 0.

Pontos positivos

Apesar da derrota por 2 a 1 para o Sport, PC Gusmão ressaltou alguns pontos positivos do Londrina na primeira partida sob o seu comando. "Teve muita coisa boa. Do ponto de vista defensivo, conseguimos inibir o Sport e os gols não saíram em jogadas trabalhadas. Quando erramos eles fizeram, mas os erros acontecem e estamos aqui para corrigir", apontou o treinador alviceleste. "Conseguimos ser sólidos com os três zagueiros e com a linha defensiva com quatro e até cinco jogadores. Precisamos agora é de uma estratégia para ficarmos equilibrados em todos os setores".

PC Gusmão ressaltou que entende as cobranças por parte da torcida - o time foi vaiado ao fim do jogo no domingo -, até em razão do momento da equipe e da sequência negativa. "A gente precisa valorizar um pouco mais quando tem a posse de bola. Jogar com mais mobilidade, aproveitar melhor os espaços e servir o companheiro melhor posicionado. Mas tudo isso virá com o dia a dia, a sequência do trabalho e o hábito. Só assim que estas questões vão acontecer de forma automática", frisou Gusmão.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link