Com estreia no banco e novidades em campo, o Londrina tenta acabar com um incômodo jejum para sair da zona do rebaixamento da série B. O Tubarão encara o Guarani, neste sábado (8), às 11h, no Brinco de Ouro da Princesa, pela 16ª rodada do Brasileiro.

Pedido por boa parte da torcida, o atacante Clinton será titular no confronto contra o Guarani, em Campinas
Pedido por boa parte da torcida, o atacante Clinton será titular no confronto contra o Guarani, em Campinas | Foto: Rafael Martins/LEC

As trocas no comando técnico e as mudanças no elenco têm sido uma constante no Tubarão ao longo do ano. Em Campinas, não será diferente. Eduardo Souza faz a sua primeira partida como técnico do LEC - é o quinto treinador do clube na temporada, além de outros dois interinos -, e tem a missão de buscar um aproveitamento melhor para livrar o Tubarão da queda para a série C. Seu antecessor, PC Gusmão, deixou o clube sem vencer: foram quatro derrotas e um empate.

As mudanças anteriores de treinador não surtiram efeito e o LEC acumula oito jogos sem ganhar, com sete derrotas e um empate. A última vitória foi há quase dois meses, em 19 de maio diante do Tombense. Como consequência, o time caiu para a zona do rebaixamento e soma apenas 11 pontos, em 18º. Aproveitamento de 24%.

"Acredito que é possível reverter esta situação, mas precisamos fazer algo diferente do que vem sendo feito", afirmou o treinador durante a sua apresentação. "O importante para o Londrina agora é somar ponto para readquirir a confiança e depois buscar uma sequência de resultados positivos".

O novo treinador prometeu mexer com o brio do elenco e cobrou uma postura diferente dos atletas. E as mudanças começam pelo time que estará em campo no interior paulista. Eduardo Souza barrou o experiente goleiro Lucas Frigeri, bastante criticado pela torcida também, e dará uma oportunidade ao garoto Neneca. Aos 19 anos, o prata da casa, terá a chance de jogar justamente onde o seu pai fez história. Ídolo do LEC e campeão paranaense em 1981, Neneca brilhou no Bugre e foi campeão brasileiro em 1978.

No ataque, Eduardo Souza vai atender também um pedido da torcida e escalar o nigeriano Clinton como titular. Com isso, Lucas Coelho deixa o time e Paulinho Moccelin e Iago Dias serão mantidos na equipe principal. Na lateral-direita, Léo Morais volta de contusão e herda a vaga de Ezequiel, suspenso. Na outra lateral, Nicolas ganhou a preferência do treinador para começar jogando. O centroavante Júnior Dutra voltou a ser relacionado após três meses.

Com apenas quatro pontos conquistados fora de casa, o Londrina é o pior visitante da série B, com 16% de aproveitamento. No Brinco de Ouro, o Guarani tem 76% de aproveitamento e sofreu somente uma derrota, além de cinco vitórias e um empate. O técnico Umberto Louzer vai para o seu quarto jogo a frente do Bugre e acumula duas vitórias e uma derrota.

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Estádio: Brinco de Ouro

Horário: 11h

Transmissão: Premiere e Sportv

Guarani: Pegorari, Yan Henrique, Lucão, Walber e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno e Isaque; Bruno José, Bruninho e Derek. Técnico: Umberto Louzer

Londrina: Neneca; Léo Morais, Gabriel, Patrick e Nicolas. João Paulo, Moisés e Higor Leite. Paulinho Moccelin, Iago Dias e Clinton. Técnico: Eduardo Souza

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link