A confirmação de Edinho como técnico do Londrina para o Campeonato Paranaense do ano que vem reforça o planejamento do clube de apostar na base e dar chances para as jovens revelações no início da temporada. Esta também é uma alternativa da gestão do futebol alviceleste para combater os poucos recursos financeiros disponíveis no Estadual.

Centroavante Cirilo foi o artilheiro do Paranaense sub-20 com 18 gols e será aproveitado na equipe principal em 2023
Centroavante Cirilo foi o artilheiro do Paranaense sub-20 com 18 gols e será aproveitado na equipe principal em 2023 | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Edinho foi confirmado como treinador do LEC em 2023 pelo gestor Sérgio Malucelli e inicia seu trabalho na equipe principal no dia 14 de dezembro, quando ocorrem a reapresentação do elenco e o início da preparação para o Paranaense, que começa em 15 de janeiro. A missão do novo treinador será dar oportunidade para os atletas do time sub-20, comandado por ele nesta temporada.

Leia mais sobre o LEC

Com 1% de chance, Adilson evita fazer contas e quer LEC focado

A filosofia projetada pelo Londrina para o ano que vem já teve respaldo do técnico Adilson Batista durante a Série B. O treinador buscou vários atletas da base para treinar entre os profissionais e nomes como Danilo Peu, Cirilo, Léo, Victor Hugo, Neneca e Jorge chegaram a ser relacionados para algumas partidas. Destaque maior para o atacante Peu, que já foi titular no Brasileiro e marcou um gol no empate com o Tombense.

"Eu tenho observado estes meninos nos coletivos que fazemos junto com o Edinho e é uma ideia válida e inteligente por parte da gestão do clube. É de onde podem vir recursos e eles têm qualidade e eu vejo potencial neles", afirmou o técnico Adilson Batista.

Além dos jogadores que já integram o time principal, o torcedor alviceleste vai ouvir falar de muitos outros nomes de jovens que terão oportunidades no ano que vem. Casos dos laterais Daniel e Breno, do volante Juninho, dos meias Kássio e Luiz Gustavo e dos atacantes Clinton e Matheus Goiás. Em 2022, o time sub-20 do LEC disputou a Copa São Paulo (eliminado na segunda fase), o Paranaense (caiu na terceira fase) e a Copa do Brasil (eliminado na segunda fase).

"São atletas talentosos, mas que ainda não foram totalmente testados e entendemos que este é o momento para que possamos aproveitar todo o potencial desta geração. Junto com os atletas experientes acredito que temos possibilidade de fazer uma grande campanha e ao mesmo tempo colocar na vitrine estes atletas, que podem trazer retorno financeiro ao clube", frisou Edinho, de 52 anos e que já teve três experiências como treinador de equipes profissionais: Mogi Mirim, Água Santa (SP) e Atlético Tricordiano (MG).

Do atual elenco da Série B, nomes como João Paulo, Vilar, Felipe Vieira, Mossoró, Caprini e Douglas Coutinho possuem contratos longos com o LEC, mas ainda não é possível garantir que eles permanecerão na próxima temporada. Quem tem a presença confirmada para 2023 é o goleiro Victor Souza, que já acertou a sua renovação de contrato com o Alviceleste.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link