O Londrina se agarra às estatísticas para seguir sonhando com o acesso para a Série A. Faltando três rodadas para o término da Série B, o Tubarão precisa vencer os últimos jogos e contar com uma combinação de resultados para chegar ao G4. A primeira "final" do Alviceleste será no sábado (22), diante do Sport, no estádio do Café.

Em nono lugar, com 50 pontos, o Londrina tem 1% de probabilidade de acesso, de acordo com o site Infobola e também o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Os sites especializados em estatísticas apontam que Bahia, com 97%, Grêmio, 95%, e Vasco, 86%, são os favoritos para completarem o G4. O Cruzeiro já garantiu o título.

Leia mais sobre o LEC

Adilson foca na reta final da série B e mantém mistério sobre o futuro

Com mudanças, LEC inicia preparação para jogo decisivo contra o Sport

Outros quatros clubes também seguem na briga pelo acesso: Sport (7%), Criciúma (5%), Ituano (5%) e Sampaio Corrêa (4%). "Será preciso olhar também número de vitórias, saldo de gols, muita coisa. Vamos por etapa e pensar em vencer o Sport. Tem muita coisa envolvida e temos que fazer a nossa parte", frisou o técnico Adilson Batista. Após enfrentar o Sport, o LEC tem pela frente o Ituano, no Café, e o Sampaio Corrêa, no Maranhão.

Com os pés no chão, o comandante alviceleste reconhece a dificuldade para o time chegar ao grupo dos quatro primeiros, mas ressaltou os diversos confrontos diretos que vão acontecer até a última rodada e que podem mudar o panorama da competição. "Garantido só o Cruzeiro. A briga está acirrada e vamos brigar até o fim. Temos confrontos diretos, o Vasco também, o Bahia com suas dificuldades. Agora eu só penso em vencer o Sport. Esta é minha meta". O time pernambucano aparece em quinto lugar, com 53.

Independentemente de chegar ou não na Séria A, Adilson Batista quer o time muito concentrado e motivado até o fim da Série B. A meta do treinador, se o acesso não vier, é terminar em quinto lugar, posição que o LEC sustentou durante várias rodadas no segundo turno.

"Vamos fazer o que fizemos contra o CSA. Respeito a instituição, ao torcedor, pensar no ano que vem. Somos profissionais e temos que fazer o melhor", ressaltou o treinador. "Se não der o acesso, o quinto lugar será um consolo, o primeiro depois dos grandes. A meta vai mudando ao longo da competição. Primeiro a permanência, depois o acesso, agora virou o quinto lugar. Vamos tentando".

SM confirma Edinho como técnico no Paranaense de 2023

Edinho já teve a oportunidade de dirigir o time principal do LEC em uma partida do Paranaense deste ano: vitória por 1 a 0 sobre o Cianorte
Edinho já teve a oportunidade de dirigir o time principal do LEC em uma partida do Paranaense deste ano: vitória por 1 a 0 sobre o Cianorte | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Com um planejamento de utilizar jogadores jovens e ciente da não permanência do técnico Adilson Batista na próxima temporada, o Londrina prepara o técnico Edinho para comandar a equipe no Campeonato Paranaense de 2023. Durante coletiva de Adilson Batista, na tarde de terça-feira (18), no CT da SM Sports, o gestor do clube, Sérgio Malucelli, confirmou o atual treinador do time sub-20 no comando da equipe principal no ano que vem.

"É uma conquista que me deixa muito feliz e grato. Me sinto muito à vontade e confiante. É uma estratégia do clube usar a base e estes jogadores já estão adaptados ao meu processo de trabalho. Tanto eu conheço bem eles e eles entendem a ideia de jogo", frisou Edinho. "É um grande desafio e me sinto muito bem preparado".

Edinho chegou ao LEC em novembro de 2021 para comandar a equipe na Copa São Paulo. Foi mantido para o restante da temporada e dirigiu o time sub-20 no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. Eliminado na terceira fase do Estadual, o treinador já liberou os atletas, que retornam no dia 14 de dezembro, quando o LEC inicia a preparação para o Paranaense.

O técnico Márcio Santos, do time sub-17, deve assumir o lugar de Edinho em 2023 e o clube procura também um novo coordenador de futebol para a base. O ex-goleiro Francisco Alencar, que fazia a função, foi desligado do clube nesta terça-feira.

O Londrina em 2023 não irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Federação Paranaense, responsável por indicar os representantes do Estado na competição, utilizou como critério a classificação do último Paranaense e convidou Coritiba, Athletico, Operário e Maringá, semifinalistas do Estadual de 2022, para a Copinha do ano que vem.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link