O CFM, Conselho Federal de Medicina, aquele que defendeu a cloroquina, rejeitada pela OMS, baixou restrições ao uso do canabidiol, vai ter agora que enfrentar a resistência de associações e de médicos que vão manter a prescrição do produto. A advogada Margarete Brito, fundadora da Apepi (Associação de Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal) foi às redes sociais para tranquilizar famílias e pacientes que fazem tratamento com canabidiol. Ela afirmou que nada vai alterar a distribuição dos óleos da Apepi e nem agendamento com nossos médicos.

Fecham empresas

O número de empresas fechadas em 2022 supera o do pico da quebradeira havida em meio à pandemia. Houve o registro de mais 64 que cessaram suas atividades no Paraná.

Seis mortos

No balanço da Defesa Civil com referência às chuvas recentes no Paraná o registro de seis mortes e danos materiais em várias regiões.

Front

No Brasil tivemos 83 mortes por Covid em 24 horas e 8.856 contaminações entre segunda e terça, no Paraná mais 325 casos e quatro óbitos.

Café e criança

Cada hora uma novidade: agora a Academia Americana de Pediatria vetou o café até os 12 anos, menos cautelosa que a Sociedade Brasileira de Pediatria, que limitou a interdição a crianças de zero a dois anos e precisa ser limitada até o fim da adolescência. No caso de lactantes, profissionais de saúde indicam cuidados com a quantidade para evitar intoxicações em bebês, posto que em casos raros.

Desmanche

Dos 39 coordenadores regionais da Funai, 25 não tinham qualquer experiência com questões indígenas no currículo pessoal. Entre nomeados havia militares, vendedores e até um ex-assessor de Collor.

Abstinência

O transporte gratuito no dia das eleições, decidido pelo STF, atende a preocupação dos comitês de Bolsonaro e de Lula com a abstenção que poderia por sua extensão ter efeitos demolidores. O curioso é que se pensava o contrário no primeiro turno e bolsonaristas chegaram a pedir que não houvesse o transporte.

Pesquisas

Enquanto o governo tenta criminalizar as pesquisas com arregimentação insólita na Câmara Federal há novas publicações: o Ipep mostra Lula com 53% e Bolsonaro com 47% e o Genial/Quaest dá Lula 47%, Bolsonaro 42%, a Poder Data dá 52% pra Lula e 48% para Bolsonaro. Metodologias diversas mas tendências confirmadas;

IPTU

Começaram as discussões sobre o IPTU de 2023 na Câmara Municipal de Curitiba. Nos últimos anos a alta foi correcional pelo acumulado fiscal.

Apoio

A Ceasa vai ceder 6 toneladas de hortigranjeiros para atender necessidades do Hospital Erasto Gaertner, na capital.

Dengue

90 novos casos de dengue no Paraná. Situação está bem pior em outros estados.

Mais armas

Além da evidência de que o Auxílio Brasil favorece eleitoralmente o governo, agora há o uso de FGTS futuro em imóvel aprovado a 12 dias do pleito.

Carros usados

Cresce a venda de carros usados em Curitiba em mais 10,5%. Por sinal que o mercado com as melhoras externas levou o dólar a R$ 5,25 e houve subida na Bolsa.

Cancelamento

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) cancelou a licença de térmicas antiapagão da J&F. A derrota da Âmbar Energia não fica só aí porque terá que devolver parte do que recebeu.

Assédio

Denúncias de assédio eleitoral crescem 600% após o primeiro turno. Registros passam de 52 para 384 e superam o total da campanha de 2018. Promessa de rigor do TSE não intimida os infratores.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.