Apenas uma posição acima da zona de rebaixamento da Série B depois de perder por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa na quarta-feira (7), o Londrina já vê a próxima janela de contratações de atletas que começa em 3 de julho e termina em 2 de agosto como uma das alternativas mais consistentes para tentar tirar o time da fase ruim.

Persiste, porém, um problema já enfrentado em outras temporadas: há pouca “bala na agulha” para bancar nomes de peso, como o próprio técnico PC Gusmão reconheceu em entrevista coletiva após o revés em São Luís, no Maranhão.

O comandante alviceleste pregou uma estratégia “cirúrgica” para não gastar muito e ainda conseguir trazer jogadores que supram carências do LEC. “O Londrina não é uma equipe de poder de investimento grande dentro do mercado. O departamento de análise [de desempenho] vem fazendo um filtro muito grande nas séries C e D, também na Série B e alguns clubes da Série A que possam ter jogadores que venham nos ajudar.”

Imagem ilustrativa da imagem À beira da ZR, Londrina vasculha mercado atrás de reforços
| Foto: Gustavo Pereira Padial

Além disso, ele trata a condição psicológica de seu elenco como um dos principais obstáculos do momento. São quatro derrotas seguidas na segunda divisão, duas delas já com PC Gusmão no banco.

Para o comandante alviceleste, o time tem de “resgatar a confiança” de forma imediata. “O resgate não é só dos aspectos técnico e tático. É principalmente da autoestima, da confiança, da coragem, mas a gente vem trabalhando muito esse lado”, disse Gusmão.

Enquanto possíveis reforços não vêm e a busca pelo reequilíbrio emocional persiste, ainda há o duelo com o tempo, pois mais da metade inicial do primeiro turno já virou passado e PC reconhece que ainda precisa de um tempo que “infelizmente a gente não tem” para colocar nos trilhos a equipe que não foi montada por ele.

Chance em casa

A próxima chance de o Tubarão quebrar a série negativa será neste domingo (11), às 11h, contra o Mirassol, no Estádio do Café. O adversário está entre os 10 primeiros da tabela, embora também venha de uma derrota fora de casa, contra o CRB, na quarta-feira. O atacante Paulinho Moccelin é desfalque certo. Ele acabou expulso por ter dado uma cotovelada em Pimentinha na partida contra o Sampaio Corrêa.