A Londrina Iluminação concluiu a instalação de dois super postes no estádio do Café. A medida paliativa é uma forma encontrada pela FEL (Fundação de Esportes de Londrina) de melhorar o sistema de iluminação do local. A segunda etapa do trabalho deve ser finalizada na próxima semana.

Imagem ilustrativa da imagem Instalação de super postes no Café será finalizada na próxima semana
| Foto: FEL/Divulgação

Foram levantados dois super postes de 20 metros de altura no fundo do gol dos vestiários. Cada um deles recebeu quatro refletores LED, direcionados para o campo. Os refletores estão a uma altura de 17,4 metros. De acordo com a Londrina Iluminação, do lado da Ferradura do Café não haverá super postes. Serão utilizadas as torres já existentes e cada uma receberá mais oito refletores.

"Todos os refletores, tanto os dos dois super postes quanto os das duas torres, são dispositivos modernos que podem ser ajustados e direcionados conforme a conveniência, e principalmente para equilibrar uniformemente os fachos de luz no campo. Todas as áreas do campo estarão com a iluminação, portanto, devidamente equilibrada", explicou a empresa, por nota.

O anúncio das melhorias foi feito em maio e a promessa era que as torres estariam instaladas até o mês de junho para serem utilizadas ainda durante a Série B do Brasileiro, que terminou em 5 de novembro. O Londrina volta a utilizar o estádio do Café no dia 15 de janeiro, quando enfrenta o Azuriz na estreia do Campeonato Paranaense de 2023.

As atuais torres de iluminação, as mesmas construídas para a inauguração do estádio, em 1976, garantem apenas 300 lúmens de potência. Como comparação, a CBF exige que os estádios para receberem jogos da Série A do Campeonato Brasileiro tenham 1,5 mil lúmens no sistema de iluminação. Com as torres provisórias, o sistema do Café deve dobrar de potência para 600 lúmens.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link