|
  • Bitcoin 105.163
  • Dólar 5,2254
  • Euro 5,4615
Londrina

Melhorias

m de leitura Atualizado em 18/05/2022, 18:05

De forma paliativa, Café vai receber novas torres de iluminação

Medida tem como objetivo melhorar a visibilidade nos jogos noturnos enquanto projeto para troca completa do sistema será licitado

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de maio de 2022

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) iniciou a colocação de quatro novas torres de iluminação no estádio do Café. A medida é paliativa e tem como objetivo melhorar a qualidade do sistema, sobretudo nos jogos noturnos. O município ainda busca recursos para colocar em prática projeto para troca completa da atual estrutura. 

Novas torres de iluminação serão instaladas atrás dos gols e devem entrar em funcionamento em junho Novas torres de iluminação serão instaladas atrás dos gols e devem entrar em funcionamento em junho
Novas torres de iluminação serão instaladas atrás dos gols e devem entrar em funcionamento em junho |  Foto: Gustavo Carneio/Folha de Londrina
  

Serão instalados quatro superpostes de 18 metros no entorno da pista que margeia o gramado - duas próximas aos vestiários e duas no lado da ferradura, alinhadas aos escanteios -, com seis projetores com lâmpadas de vapor metálico de mil watts. O investimento é de recursos próprios do município e a instalação será feita pela Londrina Iluminação. Estão sendo executadas a infraestrutura e a fundação para a colocações dos postes. A previsão é que as novas luminárias estejam em funcionamento a partir da segunda quinzena de junho. 

"Foi a forma que encontramos para amenizar o problema e pelos estudos que fizemos irá melhorar bem a visibilidade", afirmou o presidente da FEL, Marcelo Oguido. O sistema de iluminação é um dos principais problemas estruturais do estádio do Café e a qualidade da iluminação recebe críticas há anos, inclusive dos próprios jogadores. A CBF também tem cobrado o município por uma melhora no serviço. 

Projeto

A FEL diz ter pronto um projeto que engloba a troca de todo o sistema de iluminação do estádio do Café. As atuais quatro torres que sustentam as lâmpadas serão desativadas, e seis novas, construídas, três de cada lado. Todas serão equipadas com lâmpadas em LED de última geração. 

"Teremos uma realidade completamente diferente da atual. Teremos um sistema de primeira linha e esperamos acabar com esses problemas recorrentes", garantiu Oguido. 

De acordo com o presidente da FEL, o projeto já foi finalizado e estão sendo feitos os orçamentos para a abertura do processo licitatório. Essas etapas devem durar 120 dias. No entanto, Oguido ressaltou que ainda faltam recursos para a execução completa do projeto. 

Parte do dinheiro virá do município como contrapartida de uma emenda parlamentar. "Inicialmente a projeção era gastar algo em torno de R$ 4 milhões, mas houve um acréscimo nos valores de materiais e estimamos que o projeto total ficará em R$ 6 milhões. Estamos em busca de novas emendas para fechar o orçamento", frisou Marcelo Oguido.