A Fifa anunciou nesta quarta-feira (15) os 38 centros de treinamento oficiais que poderão receber seleções durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil, e confirmou o estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina, entre os escolhidos. Com isso, a cidade passa a integrar a lista de possíveis bases para uma das equipes participantes do torneio.

A partir de agora, as 31 seleções classificadas terão liberdade para escolher onde se hospedar e treinar durante a competição. Cada centro selecionado está vinculado a um hotel, critério considerado essencial pela Fifa. Londrina foi vistoriada ainda em 2025 e recebeu avaliação positiva, especialmente pela proximidade entre o estádio e a rede hoteleira de bom padrão.

O VGD ganhou força no processo após a troca completa do gramado, que elevou o nível das condições de jogo e treinamento. No Paraná, além do estádio londrinense, também foram incluídos o CT Bayard Osna e o estádio Couto Pereira, ambos do Coritiba, além do centro de treinamento do Maringá FC.

Leia mais:

A definição das sedes das seleções, no entanto, só ocorrerá no início de 2027. As equipes devem aguardar o sorteio da competição, previsto para dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, quando conhecerão os locais das partidas, fator determinante para a escolha das bases, priorizando a proximidade com os estádios dos jogos.

O processo de seleção dos centros de treinamento envolveu cerca de um ano e meio de inspeções em 52 cidades brasileiras, contemplando 19 estádios. Já a Copa do Mundo Feminina de 2027 terá oito cidades-sede: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Neo Química Arena), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Fortaleza (Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco) e Salvador (Fonte Nova). Todos os estádios também foram utilizados na Copa do Mundo masculina de 2014.

mockup