A partir da quarta-feira (7) o torcedor do Londrina e a população em geral poderão ver de perto a estátua que foi confeccionada para homenagear o ídolo alviceleste Carlos Alberto Garcia. O estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias) será o primeiro local que irá receber a homenagem ao 'Bem Amado'.

Estátua de Garcia ficará exposta no VGD e depois será levada ao estádio do Café
Estátua de Garcia ficará exposta no VGD e depois será levada ao estádio do Café | Foto: Pedro Marconi/Grupo Folha

A exposição da estátua faz parte do projeto Memória Viva, idealizado pela FEL (Fundação de Esportes de Londrina). O objetivo é que a cada 21 dias a estátua do Garcia seja levada para outros pontos públicos de Londrina, como museus e shoppings centers. O projeto itinerante deve ser concluído no dia 10 de Dezembro, aniversário de Londrina, quando a estátua deve ser levada em definitivo para o estádio do Café.

"Temos vários atletas que passaram pela nossa cidade e que gostaríamos de deixá-los na memória do londrinense e o Carlos Alberto Garcia é um deles. Ele fez a diferença na história da cidade e essa é a nossa forma de mantê-lo vivo na memória da população”, comentou o presidente da FEL, Marcelo Oguido.

De acordo com Oguido, a FEL tem um projeto para se criar um 'corredor da fama' no Moringão, que abrigaria nomes de atletas londrinenses com destaques nacionais e internacionais.

A estátua em bronze que homenageia Carlos Alberto Garcia foi confeccionada a pedido do Londrina Esporte Clube e tem quase dois metros de altura e pesa 150 quilos. Foi inaugurada no dia 28 de maio e relembra um dos momentos mais marcantes da história do ídolo com a camisa alviceleste.

A estátua retrata a comemoração de Garcia pelo gol marcado contra o Corinthians na vitória do LEC por 1 a 0, em fevereiro de 1978, em jogo válido pelo Brasileiro de 1977. Nesta partida o estádio do Café recebeu o maior público da sua história com 54.168 torcedores. Naquele Brasileiro, o Londrina teve a melhor campanha de todos os tempos terminando o Nacional em quarto lugar.

“Ter uma estátua sua é um sonho para qualquer pessoa. Esse projeto é muito lindo, é cultura, é história, e todo mundo faz história. A minha foi no futebol e talvez um pouquinho devido minha conduta fora dos campos. Mas, posso dizer que minha vida mudou depois dessa homenagem e eu, meus filhos e meus netos estamos muito felizes com tudo isso”, afirmou Garcia.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link