| |

Esporte 5m de leitura

Em visita oficial, presidente da Fifa se diz "sem palavras" com estádios do Catar

Copa do Mundo acontecerá em 2022, mas preparativos estão adiantados

ATUALIZAÇÃO
27 de outubro de 2020

Reportagem local
AUTOR

Os preparativos do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022 progrediram apesar da pandemia do coronavírus. Em todos os países do mundo, grandes eventos foram paralisados e obras monumentais foram interrompidas. Competições como Eurocopa, Copa América e Jogos Olímpicos foram adiadas para o ano que vem.

A Copa do Qatar, no entanto, segue confirmada. A construção de estádios e de toda a infraestrutura no local segue a todo vapor. E tem agradado o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que ficou "sem palavras" ao visitar o estádio estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil pessoas, informou a agência de notícias Reuters. Além das grandes agências mundiais, você também pode acompanhar as novidades esportivas no site https://jornal365.com.

“O Al Bayt Stadium é incrível: um verdadeiro estádio de futebol”, disse Infantino em um comunicado da FIFA. “Tem uma verdadeira sensação de futebol e um toque local. A forma de tenda torna-o verdadeiramente único e os padrões árabes no telhado são simplesmente lindos. Estou sem palavras”, disse o dirigente no documento.

De acordo com a FIFA, o estádio se encontra no estágio final da construção. O local receberá a partida de abertura da Copa do Mundo, jogos da fase de grupos, uma das quartas de final e uma semifinal. Ao todo, serão utilizados oito estádios, dos quais três já estão em pleno funcionamento.

“O Catar conseguiu continuar avançando nos últimos seis meses enquanto o mundo estava parado - desde os preparativos de infraestrutura até desenvolvimentos importantes, como as recentes reformas trabalhistas anunciadas pelo governo”, disse Infantino.

“Estou muito satisfeito com o progresso do Qatar antes do torneio.”, completou o dirigente que comanda a entidade máxima do futebol no mundo.

Ainda como preparação para a Copa do Mundo, os organizadores da competição no Qatar tem utilizado os estádios já finalizados para torneios preparatórios. Entre setembro e meados de outro, a Copa dos Campeões da Ásia utilizou alguns dos estádios que estarão no mundial.

Um exemplo disso é o Khalifa International Stadium, que sediará jogos até as oitavas de final e uma partida pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. O local tem capacidade para receber 40 mil torcedores.

Outro estádio testado na competição asiática foi o Al Janoub. Conhecido por seu design elogiado por arquitetos, o Al Janoub Stadium foi inaugurado durante a Amir Cup 2019.

Localizado na cidade de Al Wakrah, o local tem capacidade para 40 mil lugares e possui teto retrátil. Há também uma inovadora tecnologia de refrigeração do estádio para garantir sua utilização em qualquer época do ano.

Em 2022, o estádio sediará jogos até as oitavas de final. Após o torneio, a capacidade do estádio será reduzida pela metade, para 20 mil assentos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS