Metade das equipes da Série B ainda tem aspirações na última rodada do Brasileiro, no sábado (25). Todas as 10 partidas serão disputadas às 17h e apenas dois jogos não vão interferir na classificação final da competição, um deles envolvendo o Londrina.

Na briga pelo acesso, seis times ainda têm chances matemáticas de subir. Vitória, já campeão, e Criciúma, atual segundo colocado, com 64 pontos, estão garantidos na elite em 2024. A disputa pelas duas últimas vagas está entre Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport.

Leia também

Londrina será dirigido por filho de Fonseca na última rodada

LEC estreia contra o Operário no Paranaense de 2024

Juventude, com 62 pontos, e Vila Nova, com 61, só dependem deles para subirem. O time gaúcho joga em Fortaleza contra o Ceará, que só cumpre tabela. O Vila Nova vai até Natal para encarar o lanterna e rebaixado ABC. O Atlético-GO, quinto colocado, com 61 pontos, recebe em Goiânia o Guarani, que ficou fora da briga pelo acesso após perder na última rodada para o ABC, em Campinas.

Com 60 pontos cada aparecem Novorizontino, Mirassol e Sport, respectivamente sexto, sétimo e oitavo colocados. O Novorizontino recebe o festivo Criciúma no interior paulista. Já o Mirassol vai até Minas Gerais para enfrentar o Tombense, que precisa vencer para tentar evitar o rebaixamento.

Entre os postulantes ao acesso, situação mais difícil é do Sport, que terá que vencer o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, e torcer por tropeços de pelo menos quatro dos cinco times que estão a sua frente. Após ficar no G4 por 26 rodadas, o rubro-negro pernambucano perdeu rendimento nas reta final e a derrota para o Vitória resultou na saída do técnico Ederson Moreira. Sem um novo treinador, o time será dirigido pelo auxiliar César Lucena.

ZONA DO REBAIXAMENTO

Com a vitória por 4 a 0 sobre o Avaí, na segunda-feira (20), no fechamento da 37ª rodada, o Sampaio Corrêa deixou a zona do rebaixamento e agora só depende de si para evitar a queda à Série C. O time maranhense subiu para o 15º lugar, com 39 pontos, e empurrou o Tombense para a zona vermelha. Na última rodada, o Sampaio joga contra o Sport, em Recife.

Quem também depende das suas próprias forças para escapar é a Ponte Preta. Com 39 pontos, em 16º, a Macaca recebe o CRB, já sem chances, no Moisés Lucarelli. Chapecoense e Tombense, que somam 37 pontos cada, precisam vencer seus jogos e torcer para que Sampaio e Ponte não ganhem suas partidas. A Chape recebe o campeão Vitória e o Tombense também joga em casa, contra o Mirassol. ABC e Londrina já estão rebaixados.

Os dois únicos jogos que não vão interferir nem no acesso e nem no rebaixamento são Botafogo x Londrina, em Ribeirão Preto, e Avaí x Ituano, em Florianópolis.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068