| |

Esporte 5m de leitura

COI confirma que vagas já conquistadas para Jogos de Tóquio serão mantidas

ATUALIZAÇÃO
29 de março de 2020

Folhapress
AUTOR

Os atletas que já tinham garantido vaga para a Olimpíada de Tóquio continuarão classificados para o evento, que na última terça (24) foi adiado para 2021 por culpa da pandemia de coronavírus, confirmou neste sábado (28) o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach.

"Está claro que os atletas que se qualificaram para Tóquio-2020 permanecem qualificados. Isso é uma consequência do fato de que esses Jogos de Tóquio, em acordo com o Japão, continuarão sendo a 32ª edição dos Jogos Olímpicos", disse o dirigente alemão na conta de Twitter da entidade.

Após o adiamento da competição, o COI tem que redefinir quase tudo sobre o evento, como questões comerciais, logísticas e classificação -muitos torneios classificatórios foram adiados em razão da pandemia.

Na quarta (25), Bach disse que a Olimpíada deverá ser realizada até o verão (no hemisfério Norte) do próximo ano, mas que não está restrita a esse período. Poderia, por exemplo, ocorrer durante a primavera.

No mesmo dia, patrocinadores do evento, entre eles a Coca-Cola e a Intel, decidiram manter seu apoio aos Jogos mesmo com o adiamento.

Atletas também apoiaram a decisão do comitê internacional. Eles vinham pressionando os organizadores, já que a preparação para o evento, com a impossibilidade de uma rotina normal de treinos e a incerteza com relação a torneios classificatórios, estava sendo prejudicada.

Até agora, o Brasil já tem 178 atletas classificados para os Jogos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS