Relatório apresentado pela consultoria Research & Markets, aponta que o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu US$ 69 bilhões em 2020, e deve seguir em pleno crescimento – a previsão é que o setor movimente US$ 78,6 bi em 2024. O Brasil responde por 13% do mercado global de cosméticos para homens, e eles já representam um terço dos clientes das clínicas de estética no Brasil.

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Farmacêutico tem amplo campo de atuação

O empresário e barbeiro Rodrigo Gerardt está há 11 anos no mercado e confirma que esse é um ramo em ascensão para quem deseja ser investidor, atuar como barbeiro ou ainda comercializar os produtos voltados para o público masculino. O barbeiro considera que houve aumento pela procura dos serviços na barbearia. "Os clientes estão mais antenados e buscando seu bem-estar". Nesse período de mais de uma década, Geradt também observa que o preconceito foi para as cucuias - proporcionalmente. "Os homens já entenderam que se cuidar é o mesmo que se autovalorizar e isso não tem qualquer relação com ser “pouco masculino", mas sim de estar em dia com sua saúde, higiene, bem-estar e beleza", avalia.

Também por isso, o empresário - que não deixa o atendimento aos clientes de lado - acredita ser assertivo investir nessa área. "É muito assertivo, pois os barbeiros e empresários que evoluíram e consolidaram seus negociados nos últimos cinco anos estão expandindo, principalmente de forma on-line, com cursos práticos em vídeo ou abrindo novas unidades. Alguns estão formatando suas barbearias para modelos de franquia a nível nacional", observa.

Barber shop, conceito e identificação

Gerardt emprega três profissionais em sua 'barber shop', termo utilizado para classificar as barbearias contemporâneas que vão além de oferecer corte de cabelo e barba bem feita. Sem muitas firulas, o ambiente estilizado oferece café, música de respeito e mantém a tradição das toalhas quentes. Na decoração, ícones como o bigode mustache e acessórios esportivos como um taco de baseball para impor força. "Além das características físicas, nosso agendamento é 100% online, nossa média é de 450 clientes ao mês e em 2023 o plano é lançar a nossa própria marca de produtos. Estou em formatação e documentação de um modelo de franquia", compartilha.

Rodrigo Gerardt afirma que aumentou o número de clientes na barbearia e está se preparando para criar uma franquia
Rodrigo Gerardt afirma que aumentou o número de clientes na barbearia e está se preparando para criar uma franquia | Foto: Gustavo Carneiro

Para pronta-entrega, barbearias como a de Rodrigo Geradt deixam bem às vistas do cliente cosméticos especialmente desenvolvidos para os homens e acessórios como carteiras, óculos de sol e pulseiras de couro, por exemplo. E a saída é certeira. A justificativa pela procura é simples: manter os cuidados não se limita ao dia de ir à barbearia. Assim, os produtos usados pelos profissionais também vão para a casa dos clientes e seguem um movimento de dar continuidade ao trato, graças à identificação com os intens. O xampu, as pomadas, o sérum para a barba passam a fazer parte do uso diário. Gerardt revela que 30% de seu faturamento mensal é fruto da venda desses itens.

Não por acaso, cada vez mais se tornam produtos da bolsinha de viagens. "Como era o sabonete, desodorante e escova de dentes no passado e hoje entram nessa lista xampu especial para barba, um tônico para evitar a calvície precoce e a pomada para o cabelo não podem faltar", enumera Gerardt. De acordo com o empresário, essa realidade demonstra que há oportunidades no mercado para quem deseja atuar como barbeiro e crescer na profissão. "Eu mesmo tenho espaço para contratar e está faltando profissional", expõe. "Além de fazer curso profissionalizante para iniciar, quem deseja crescer deve se especializar e fazer cursos com grandes nomes da barbearia para estar atualizado", sugere.

Mercado de manipulados é personalizado e promissor

Os sócios da Vivah- Farmácia de Manipulação, Dannielle Gasparino do Prado, Marta Madureira e José Luiz Moraes, reconhecem a importância do púbico masculino para o negócio deles. O público masculino representa 30% da clientela e a faixa etária varia dos 20 a 40 anos. " Alguns nos procuram para atendê-los com a manipulação de suplementos para melhorar o desempenho atividades físicas (musculação) , como aminoácidos e vitaminas para ganho de massa muscular. Porém , uma grande parcela, cerca de 80% são receituários para o tratamento de calvície e cuidados capilares ", explicam.

José Luiz Madureira, sócio da Vivah - Farmácia de Manipulação: público masculino já representa 30% da clientela
José Luiz Madureira, sócio da Vivah - Farmácia de Manipulação: público masculino já representa 30% da clientela | Foto: Gustavo Carneiro

A Vivah atende receituários de todas as especialidades médicas, nutricionista, e profissionais da estética. "Manipulamos as formulações de forma personalizada, ou seja, de acordo com as necessidades e preferências do cliente. A grande vantagem de se utilizar um produto manipulado e o ajuste de doses, produtos hipoalergênicos, otimização de tratamento - vários ativos em um produto só", diz.

Danielle Gasparino Prado, sócia da Vivah: 80% da clientela masculina quer a manipulação de produtos para calvície e cuidados capilares
Danielle Gasparino Prado, sócia da Vivah: 80% da clientela masculina quer a manipulação de produtos para calvície e cuidados capilares | Foto: Gustavo Carneiro

Os sócios observam que os cuidados com os cabelos já se consolidaram há mais de duas décadas. E outros cuidados chegaram. " O que antes parecia desleixo, agora é sinal de modernidade e assim, a barba e o bigode volumosos se tornaram verdadeiros sonhos de consumo de muitos homens jovens e daí a procura por produtos com essa finalidade. "Consideramos o comportamento e necessidades deles: produtos em embalagens práticas, odor suave, ou sem cheiro. Formulamos espumas e sabonetes para higiene capilar que confere limpeza e maciez".

Na lista de produtos ainda estão séruns ou géis com ativadores do crescimento capilar para falhas na barba, cremes faciais para usar após o barbear e evitar acnes e fuliculite, desodorantes livres de alumínio, protetores solar com antioxidantes e preventivos de rugas. Geralmente, eles querem praticidade: um produto só que atenda tudo isso. O assistente social Eliezer Rodrigues dos Santos está entre os adeptos dos cuidados pessoais. Pelas suas contas, o investimento se acentuou nos últimos cinco anos. "Opto por consumir alguns produtos em farmácia de manipulação por confiar na qualidade dos produtos, pelo custo ser menor, por ter orientação e acompanhamento da equipe da farmácia e por poder ajustar a quantidade de cada componente da fórmula às minhas necessidades pessoais", diz.

Eliezer Rodrigues dos Santos, assistente social, não dispensa produtos como xampus, para cabelo e barba, além do protetor solar
Eliezer Rodrigues dos Santos, assistente social, não dispensa produtos como xampus, para cabelo e barba, além do protetor solar | Foto: Divulgação

No 'necessarie' do assistente social xampu, para cabelo e barba, água micelar, protetor solar e polivitamínico são básicos. Rodrigues afirma também que vai regularmente ao dentista, está em dia com a saúde, mas a atividade física confessa que está meio de lado. " Fazia com frequência antes de a pandemia começar e não consegui retomar o ritmo, mas estou voltando progressivamente a dançar", alegra-se.

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