No cotidiano, o contato da maioria das pessoas com um farmacêutico é no balcão de uma farmácia. Ocorre quando o profissional faz o atendimento e presta esclarecimentos ao consumidor, interpreta prescrições e receitas, identifica as necessidades do paciente, bem como fornece a devida orientação sobre o uso do medicamento prescrito pelo médico. Mas suas atribuições vão além.

No cotidiano, o contato da maioria das pessoas com um farmacêutico é no balcão de uma farmácia
No cotidiano, o contato da maioria das pessoas com um farmacêutico é no balcão de uma farmácia | Foto: iStock

É o que explica a coordenadora do colegiado do curso de Farmácia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a farmacêutica e bioquímica Danielle Venturini. "O profissional farmacêutico tem uma capacitação muito grande e que permite que ele atue em diferentes campos e áreas. Dentre elas, a de medicamentos, onde pode trabalhar desde uma farmácia comercial, farmácia de cosmetologia ou de manipulação."

Venturini tem mestrado e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela UEL. Ela explica que os alunos formados pela unidade onde leciona recebem capacitação para atuar em indústria de medicamentos, alimentos e correlatos, o que destaca o quão importante é uma formação de excelência.

"O farmacêutico tem uma capacitação  que permite que ele atue em diferentes campos e áreas”, diz  Danielle Venturini
"O farmacêutico tem uma capacitação que permite que ele atue em diferentes campos e áreas”, diz Danielle Venturini | Foto: Divulgação

A área de laboratório clínico é também observada pela farmacêutica e bioquímica Danielle Venturini. "Ao que chamamos de laboratório de análises clínicas, o farmacêutico é o responsável pelos exames de sangue e outros líquidos biológicos. Pode também atuar na área de controle de qualidade de indústrias do ramo alimentício e de medicamentos. Além de ser primordial para atenção básica e saúde da população, pode atuar em unidades básicas de saúde, como farmacêutico prestando atenção farmacêutica para o público daquela localidade", elenca.

LEIA TAMBÉM:

+ Em alta e reconhecidas, profissões conservam lugar no mercado

A Secretaria da Saúde do Paraná também oferece oportunidades para os farmacêuticos, como é o caso dos que trabalham nas Regionais de Saúde, onde fazem a dispensação de medicamentos de alta complexidade. "Como acontece na 17ª Regional de Saúde, por exemplo", cita. Uma formação generalista e com bagagem grande em áreas específicas prepara o profissional".

Venturini destaca ainda a importância do farmacêutico para a economia do local onde o profissional está inserido. "Análises Clínicas, Assistência Farmacêutica, Alimentos, Cosméticos são possibilidades e isso move todo um mercado importante", ratifica.

Projetos de extensão colocam estudantes a serviço da comunidade

Com portas abertas em todos os ambientes de trabalho citados, coordenadora do colegiado do curso de Farmácia da UEL, Danielle Venturini, ressalta a boa formação oferecida pela instituição de ensino, o que chama a atenção dos empregadores. "Nossos estudantes estão muito bem colocados tanto no estágio como na efetivação. Nosso corpo docente é muito qualificado e nossos projetos de extensão, com ações para a comunidade, inserem o aluno desde o primeiro dos cinco anos de formação, sendo que 10% de sua carga horária é dedicada a desenvolver práticas para a sociedade." "Só conseguimos ser uma universidade pública e de qualidade porque temos uma sociedade que paga por isso e é papel de quem está dentro levar para quem está fora, devolver todo esse investimento com ações para a sociedade", expõe.

"Eu penso que o mercado de trabalho nessa área é bem promissor”, declara Isabele Oshiro
"Eu penso que o mercado de trabalho nessa área é bem promissor”, declara Isabele Oshiro | Foto: Divulgação

A estudante Isabele Maya Oshiro, 18 anos, é uma das recepcionadas pela UEL na primeira semana de agosto - são 52 cursos, mais de de 13 mil estudantes ingressantes. Oshiro demonstra entusiasmo pelo curso de Farmácia e também guarda perspectivas positivas sobre a atuação profissional. "Eu penso que o mercado de trabalho nessa área - farmacêutica - é bem promissor, está em constante crescimento, principalmente nesse período que estamos vivenciando a pandemia. A área da saúde está presente na vida de todos, então acredito que cada vez mais os farmacêuticos vão ganhando espaço no mercado de trabalho", expõe.

Rede cria programa interessados na carreira de farmacêutico

De modo planejado e com o objetivo de promover a formação e a retenção de novos talentos, a Rede de Farmácias Vale Verde criou um programa seletivo para contratar pessoas interessadas na carreira de farmacêutico, oferecendo emprego fixo e ajuda financeira para pagar a universidade. Fundada em 1974, em Londrina, a a rede possui 32 lojas, um Laboratório de Manipulação e um Centro de Distribuição, sendo a maior do interior do Paraná.

O projeto “Sonho que Vale” cobre 75% do valor da mensalidade da faculdade do colaborador selecionado que, ao ser contratado, começa a trabalhar em uma das lojas da rede ocupando, inicialmente, funções como operador de caixa, depois balconista, entre outros cargos. Ao concluir os estudos, torna-se farmacêutico da rede. “O projeto começou em 2018 e em agosto teremos os primeiros oito formandos”, comemora Thiago Bordinhão, supervisor farmacêutico de pessoas e treinamento da Rede Vale Verde. “Temos atualmente 22 alunos ativos, vinculados ao projeto, e no mês de outubro vamos abrir as inscrições para o início do próximo ano letivo, com previsão de cinco vagas.”

Uma das pessoas contempladas pelo projeto é Larissa Mariana Silva do Nascimento, que ingressou na Vale Verde em 2017 e cola grau este ano em Farmácia: “Estou muito ansiosa e grata por estar finalizando essa trajetória de cinco anos de muito aprendizado. Comecei na Vale com 19 anos, como operadora de caixa, fiz o programa de trainee e passei para atendente.”

"Ter conseguido chegar até aqui, como gerente, ultrapassou todas as minhas expectativas, e estou mais grata e feliz ainda por estar me formando", afirma Larissa Nascimento
"Ter conseguido chegar até aqui, como gerente, ultrapassou todas as minhas expectativas, e estou mais grata e feliz ainda por estar me formando", afirma Larissa Nascimento | Foto: Divulgação

Seguindo a carreira, Larissa do Nascimento ingressou no programa de formação da Vale Verde e passou de atendente para subgerente. Meses depois foi promovida a gerente de loja. “O projeto Sonho que Vale foi o começo de tudo. Graças a Deus deu tudo certo. Consegui entrar na Vale Verde através do projeto e ter conseguido chegar até aqui é muito gratificante.”

Ela acrescenta que outra vantagem que o programa oferece é a segurança. “A Vale Verde, além de proporcionar fazer a faculdade, nos permite ter estabilidade de sete anos durante a faculdade e após a formatura. Ter conseguido chegar até aqui, como gerente, ultrapassou todas as minhas expectativas, e estou mais grata e feliz ainda por estar me formando.”

Como participar do processo seletivo

Para se inscrever no projeto “Sonho que Vale” e obter os benefícios, o candidato precisa preencher alguns requisitos: ter 18 anos ou mais; Ensino Médio completo; renda mensal de 1 salário mínimo por pessoa que mora na mesma casa; ter o desejo de ser farmacêutico e trabalhar na Vale Verde. Depois de receber a documentação de inscrição e analisar se o candidato se encaixa nos critérios estabelecidos para o programa, a Vale Verde vai realizar uma entrevista individual e uma visita domiciliar, com o objetivo de averiguar o estilo de vida e o núcleo familiar do candidato. A última etapa é a entrevista com os diretores da Vale Verde.

--

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.