|
  • Bitcoin 107.561
  • Dólar 5,2680
  • Euro 5,5430
Londrina

Empregos & Concursos

m de leitura Atualizado em 27/05/2022, 17:31

Conexões fortalecem mundo dos negócios

Troca de experiências entre diferentes áreas de trabalho amplia perspectivas e rede de relacionamento profissional

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de maio de 2022

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgacao/
menu flutuante

A convivência em sociedade é uma necessidade. No mundo corporativo, não é diferente e uma rede de relacionamentos profissional é fundamental para o sucesso nos negócios. Tanto quem fornece ou adquire, faz girar o negócio - o que é positivo a todos. A pandemia exigiu adaptação e trouxe muitas lições a líderes,  empreendedores e a todos comprometidos com o mercado de trabalho.

O retorno às atividades presenciais permitiu também que as conexões profissionais fossem retomadas e o  tête-à-tête e, em Londrina, essa é uma realidade contagiante. Organizadas por cooperativas e associações,  reuniões presenciais dão impulso aos novos, reconhecem os mais experientes e trazem perspectivas em diferentes para diferentes áreas de atuação. 

Uma rede de contatos ou conexões com pessoas ou organizações pode definir o que é o networking. Com profissionalismo, o mundo corporativo reconhece, e não é de hoje, a relevância de uma a rede de trabalho e negócios. Sendo assim, é um sistema construído entre uma rede e que não necessariamente haja obrigações.

Sheila Dal-Ry Issa, Consultora de Marketing Sheila Dal-Ry Issa, Consultora de Marketing
Sheila Dal-Ry Issa, Consultora de Marketing |  Foto: Divulgacao/ Carmem Kley
 

Diretora de Serviços da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sheila Dal-Ry Issa é consultora de marketing da empresa Dal-Ry Consultoria e explica que uma proposta de integração da Acil chama-se "Bem-vindo Associado"  existe desde o ano de 2017. 

O Bem-vindo Associado é uma forma de receber os novos associados da Acil, promovendo encontros que estimulam o networking. Após um tempo de interrupção por conta da pandemia, o Bem-vindo Associado retornou de forma presencial em abril com uma rodada de negócios. Dessa forma, os novos associados puderam se conhecer e apresentar a sua empresa para os outros empresários.

Com três edições no ano, a rede de relacionamentos já criou identidade. "Por causa das pausas que fizemos na pandemia, nesse ano de retorno serão quatro reuniões e o propósito é abrir as portas da entidade para dar boas-vindas para os novos associados que chegam à entidade. Dentro de todo o contexto, a ideia se estende a gerar conexão, tirar o empresário de sua rotina, de seu dia a dia porque sabemos que empreender hoje é muito solitário", admite. 

A iniciativa da associação serve como um empurrãozinho. "Ao trazê-lo para esse momento, mostramos o que é a Acil em todos os serviços que pode contar com a associação para ajudar a fortalecer o negócio dele e mostrar a importância da conexão com outras empresas, pois os negócios e as empresas dependem de conexões", sustenta.

Do ponto de vista de Issa, a retomada das ações e todo o movimento que promove são contagiantes. Recente evento da Acil reuniu 30 empresários. "Tivemos um momento também de parceiros de negócios nossos apresentarem para todos seus produtos e serviços, assim como os novos associados apresentarem os negócios", informa. 

Na dinâmica presencial, uma roda de conversa é promovida para que todos possam se expressar, conectar os seus negócios, mostrar o que cada um pode oferecer de melhor, assim como instigar e despertar nesses empresários todo o potencial que o associativismo traz para o desenvolvimento da cidade e dos negócios", relata. 

União de esforços e trabalho continuado

A  volta com força total dos encontros presenciais visando o networking também é uma prática na unidade de Londrina da Cooperativa Sicredi União PR/SP que  retomou vários projetos, como o Conecta Negócios . Lançado recentemente, o Conecta Comex e o Conecta Homens retomou vários outros projetos que visam a troca de informações, de cartões de visita, de incremento nos negócios e no desenvolvimento regional.

O Bem-vindo Associado é uma forma de receber os novos associados da ACIL O Bem-vindo Associado é uma forma de receber os novos associados da ACIL
O Bem-vindo Associado é uma forma de receber os novos associados da ACIL |  Foto: Lunarttty Souta/ Acil
 

O histórico de atividades é expressivo e o prestígio dos cooperados é sinal de que o caminho é próspero. Certos da  importância desses encontros para fomentar negócios e renda, os cooperados comparecem e estreitam laços que fazem diferença significativa. Na mesma linha de acolhida e integração da Acil, a proposta da Sicredi União PR/SP visa, além de conectar as pessoas,  alavancar seus negócios. 

Com ânimo, o relacionamento flui com as pessoas se conhecendo e falando de seus negócios. Nesses encontros, cada um apresenta um pouco do que faz, trocam cartões, analisam se conseguem fazer negócios um com o outro. A cooperativa trabalha com o propósito de desenvolvimento local. No Conecta Empresa, por exemplo, a ideia é fortalecer o comércio local, detectar os pontos fortes e fracos da região e trabalhar nesses pontos.

Guilherme Bittencourt: "Desde a pandemia reforçamos a necessidade de fortalecer as relações profissionais" Guilherme Bittencourt: "Desde a pandemia reforçamos a necessidade de fortalecer as relações profissionais"
Guilherme Bittencourt: "Desde a pandemia reforçamos a necessidade de fortalecer as relações profissionais" |  Foto: Divulgacao
 

O  cooperado Sicredi União PR/SP Guilherme Bittencourt, da Fortmobile Contabilidade Digital, considera que a troca de experiências enriquece. Na medida de seu tempo disponível, Bittencourt afirma que procura marcar presença e prestigiar os eventos da cooperativa, valorizando todo o trabalho e o que ele significa. "Fazia tempo que não me reunia assim e o recente encontro foi uma prova de como fazem bem", pensa. 

O associado expõe também que sua experiência na pandemia foi edificante. "Tivemos que unir nossos esforços, pois da noite para o dia as demandas de nossos clientes aumentaram de um modo surpreendente dada a situação e a necessidade de esvaziar os escritórios, proteger as pessoas das mudanças no mercado de trabalho como redução de jornada e trabalhadores em home office", menciona. 

Bittencourt considera que a tecnologia foi uma aliada e segue apoiando o seu trabalho e o dos clientes. "Até mesmo a minha empresa passou por readequação e crescemos. Os clientes mais tradicionais, pouco habituados com a tecnologia aderiram e fizemos um trabalho que também serve para falar de troca de experiências e conhecimentos, pois os clientes passaram a atender que por meio das ferramentas digitais, poderiam poupar tempo com os deslocamentos", exemplifica. 

O cooperado Lucas Varéa, da Cervejaria Amadeus, também considera que a promoção de encontros entre empresários é um diferencial. "Para crescermos, dependemos da cooperação de outras pessoas direta ou indiretamente e a cooperativa faz isso de modo organizado e profissional."

Conhecer pessoas de seu ramo e de outros é fundamental para a Amadeus. Cooperado há cinco anos, Varéa comenta que as parcerias nos eventos que realiza também somam para todos. A cooperativa abre caminhos e, em recente evento promovido pelo Sicredi União PR/SP , viveu essa experiência.

Sobre a parceria com empresas de ramos ligados à alimentação como a Le Gusta Temperos e o Código da Carne, com os quais já esteve em eventos, ele afirmar que cria-se uma sintonia positiva. "Assim também como é importante o relacionamento com áreas distintas, como uma imobiliária por exemplo, pois pode nos apoiar nesse tipo de necessidade como a busca de um novo ponto comercial para expandir nossos negócios",  lembra. Para Varéa, um encontro no espaço de conexão com empresários rende. "Uma oportunidade de nos apresentar, mostrar o nosso produtos e fechar negócios", alegra-se.  

Leia mais: 

https://www.folhadelondrina.com.br/empregos-e-concursos/networking-une-profissionais-e-amplia-negocios-3163546e.html

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.