Unidade da Vikstar em Itaquera (SP), antes da pandemia
Unidade da Vikstar em Itaquera (SP), antes da pandemia | Foto: Divulgação/Vikstar

A contact center Vikstar enviou uma nota à imprensa nesta quarta-feira (14) afirmando que está "empenhada em chegar a um entendimento com a Telefonica/Vivo para viabilizar a continuidade do contrato e a manutenção dos postos de trabalho atualmente empenhados a serviço da operadora". Na última segunda-feira (12), a Telefônica informou que encerrou contrato de prestação de serviços com a Vikstar no dia 18 de março. A operadora seria a única cliente da contact center, que emprega cerca de 8 mil pessoas em três Estados, 1.200 em Londrina.

Na nota, a Vikstar também afirma que 60% do salário atrasado dos funcionários relativo ao mês de março foi pago nesta terça-feira (13), conforme prometido em reunião convocada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná a pedido do Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações). Os 40% restantes serão pagos até o fim do dia desta quarta-feira, afirmou a empresa. O salário dos funcionários da empresa estavam atrasados desde o último dia 8.

Segundo a contact center, o pagamento foi normalizado após a Telefônica ter "regularizado o fluxo de pagamentos previsto no contrato de prestação de serviços existente entre as duas empresas".

"A Vikstar continua a honrar as obrigações com seus colaboradores, conta com eles para a continuidade de suas operações. Nos últimos dois anos, a empresa ampliou o número de colaboradores em cerca de 30% e vai continuar a buscar seu espaço no mercado brasileiro de serviços de contact center e de terceirização de processos de negócios", conclui a nota.

Na última sexta-feira (9), a Telefônica havia se pronunciado informando que "efetuou pagamentos à Vikstar com base no contrato de prestação de serviços terceirizados de call center, que foram inclusive antecipados à empresa". "A Telefônica tem uma postura consciente e responsável e cumpre à risca os compromissos assumidos com seus fornecedores."