O calor também gera preocupações aos usuários de ventiladores e equipamento de ar-condicionado em relação à conta da energia elétrica. A professora Renata da Silva Cunha, afirmou que nesse calor a conta de luz “vai lá em cima.” “Não temos ar-condicionado, mas com o uso maior de ventiladores e o abre e fecha de geladeira a gente acaba consumindo mais energia e a conta vai lá em cima.”, ressaltou. Ela salientou que o calor obriga a fazer o uso desses equipamento, porque não é possível se refrescar com nada. “Estamos usando bastante ventiladores em casa. As crianças tomam banho até três vezes ao dia para refrescar um pouco. Também tomamos bastante água gelada, ou misturada, porque muito gelada pode ser que dê dor de garganta. A criançada sente um pouco.” A solução para não gastar tanto a energia é recorrer a uma dica da vovó. “Às vezes, quando está muito quente, a gente molha a toalha e põe na cabeça”, destacou.

A professora Renata da Silva Cunha, afirmou que nesse calor a conta de luz “vai lá em cima.”
A professora Renata da Silva Cunha, afirmou que nesse calor a conta de luz “vai lá em cima.” | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

O professor Fernando César Gouveia, afirma que ao fazer uso desses equipamentos, a solução é compensar com outra coisa. “Eu tenho usado o ventilador e à noite tenho usado o ar-condicionado no quarto. Se eu ligo o ar-condicionado, a gente tem que compensar em alguma coisa, caso contrário sobe a conta de luz. Eu tento equilibrar fazendo a economia em outras coisas”, expôs. “O calor está muito grande para sair e andar na rua, então eu fico em casa.” Para ele, a melhor dica para amenizar o calor é plantar árvores e cuidar do meio ambiente. “Não devemos cortá-las. Elas provêem sombra e diminuem o calor”, ressaltou.

O dimensionamento correto dos equipamentos pode ajudar a ter uma conta de luz adequada.
O dimensionamento correto dos equipamentos pode ajudar a ter uma conta de luz adequada. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

DIMENSIONAMENTO CORRETO

O dimensionamento correto dos equipamentos pode ajudar a ter uma conta de luz adequada. Segundo a Eletrobrás, um aparelho de ar condicionado com uma potência de 1.580 Watts possui um gasto de energia elétrica 12 vezes maior do que um pequeno ventilador de mesa, e 6,5 vezes mais energia do que um ventilador de teto de eficiência média. É preciso considerar que ambientes de até dez metros quadrados precisam de ventiladores com capacidade de movimentar até 1,7 metros cúbicos de ar por segundo. Os ambientes com dimensão até vinte e cinco metros quadrados devem receber ventiladores com vazão entre 1,7 m³/s e 3m³/s. Caso o espaço possua mais de vinte e cinco metros quadrados, o ventilador de teto é a escolha mais recomendável. Para ficar em uma temperatura confortável, é preciso aparelhos que tenham vazão acima de 3m³/s.

De acordo com o gerente de inovação e coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Diego Munhoz, afirma que ter um planejamento exato de onde se deseja colocar o ar-condicionado é imprescindível. “É preciso fazer o dimensionamento correto, porque a potência do ar-condicionado varia conforme o tamanho do espaço. Existem recomendações dos fabricantes de como calcular essa potência e, dependendo do ambiente, você tem a necessidade de um ar com maior ou menor potência”, afirma. De maneira geral, são adicionados 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente, para cada pessoa que irá ocupá-lo e para cada equipamento que gere calor.

Munhoz ressalta que o erro mais comum ao utilizar o aparelho de ar condicionado está na preparação do ambiente. “O ambiente em que o ar-condicionado está em uso muitas vezes não é fechado da forma adequada. As janelas e as portas ficam entreabertas. Isso faz com que o ar, que está dentro do ambiente, saia para o ambiente externo e deixe entrar ar quente.”, explica.

LEIA TAMBÉM:

+ Cidades do Paraná superam os 40 graus neste domingo

+ Verão pede alimentos leves e muita água

Tanto para o ar-condicionado quanto para o ventilador, o ideal é deixá-los ligados apenas enquanto estiverem em uso. De madrugada, por exemplo, é possível programar alguns aparelhos para se desligarem automaticamente. Outra dica importante é regular a temperatura de forma correta. Não é necessário ligar em temperaturas baixas demais, pois entre 21 e 24 graus o ambiente já ganha conforto térmico e mantém o consumo estável.

Em dias muito quentes, o melhor é ligar o ar-condicionado cinco minutos antes do uso e manter cortinas e persianas fechadas, para rebater a luz do sol e evitar aquecimento excessivo do ambiente. Em empresas, comércios, consultórios ou em locais em que se sabe o horário de saída é possível desligar o aparelho de 30 a 40 minutos antes.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.