A UniFil segue aceitando inscrições para a 20ª edição da TechFil, o maior evento acadêmico de TI (Tecnologia da Informação) do Sul do país, que será promovido de 28 de setembro a 2 de outubro no ginásio do Colégio Londrinense, no Centro. Com o tema “Inteligência Digital: Conexões, Dados e Impacto”, a expectativa é que mais de 8 mil pessoas participem das palestras com grandes nomes do mercado, viabilizando networking e contratos com marcas do ecossistema de tecnologia. Sem custo, o evento reunirá alunos, profissionais e empresas.

Sergio Tanaka, coordenador da TechFil 2026 e dos cursos de Tecnologia da UniFil, explicou que a temática foi decidida pela necessidade de fomentar conexões em um mundo cada vez mais colaborativo. “Hoje, nós temos muitos dados que estão desconectados, então a ideia é a integração de pessoas, conectar essas informações em termos de colaboração e mostrar qual é o impacto real que a tecnologia e inovação geram para a sociedade, em termos de qualidade de vida”.

Programação

Com shows diários e presença de food trucks, serão cinco dias de palestras e debates com diferentes executivos. Entre os temas dos painéis, estão o impacto da IA (Inteligência Artificial) na cibersegurança, o papel da engenharia de software na privacidade de dados, como o profissional de TI deve se adaptar na era da IA e orientações para construir uma carreira de impacto em tecnologia. A programação completa está disponível no site da TechFil 2026.

Tanaka salientou que 60 empresas patrocinam o evento, que buscam novos funcionários em um mercado com abundantes vagas disponíveis. “Nós temos estandes, então pra todo participante, seja aluno ou que esteja buscando um emprego, eu sempre falo para vir com um currículo atualizado. Muito além do networking, muita gente arruma estágio ali, porque as empresas de tecnologia vêm sedentas para contratar. O mercado está aquecido, nós estamos vivendo um apagão de mão de obra, muitas vagas e pouca gente qualificada”, disse o coordenador.

Leia mais:

Serviço

A TechFil 2026 será realizada de segunda (28) a sexta-feira (2) no ginásio do Colégio Londrinense, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1728. O evento é livre e a entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível - duas toneladas já foram arrecadadas, que serão doadas a uma instituição a ser definida. O ingresso deve ser reservado pelo site do evento.

mockup