A Prefeitura de Londrina lançou um programa para capacitar trabalhadores, em especial jovens, na área da tecnologia da informação. Segundo o poder público municipal, a demanda atual na cidade é de mais de três mil vagas que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. A primeira etapa do Empregatech deverá oferecer um mínimo de 125 vagas em cursos profissionalizantes.

Uma organização da sociedade civil será contatada para executar o programa e também selecionar o público-alvo, formado por jovens de 17 a 25 anos com ensino médio completo ou cursando o último ano do ensino médio. A oficialização da iniciativa foi durante uma cerimônia no prédio do Executivo nesta sexta-feira (11). O edital de chamamento que vai definir a organização foi publicado em diário oficial e o investimento será de R$ 200 mil.

Ganha a licitação que ofertar mais vagas de cursos além do mínimo estipulado e da contrapartida. A capacitação terá cerca de seis meses de duração e a expectativa do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) é finalizar o edital entre o final de abril e começo de maio. Entre os cursos que deverão ser disponibilizados gratuitamente estão computação básica, back-end, front-end e inglês.

“Foi feito um amplo estudo com a participação das entidades, instituições da área de tecnologia da informação e com as empresas que têm as vagas de emprego em aberto para entendermos o que precisavam, do funcionário com qual qualificação buscavam e isso que vai ser ofertado no curso”, destacou o prefeito Marcelo Belinati.

LEIA TAMBÉM: Londrina inicia 2022 com saldo positivo de vagas de emprego

A prospecção do mercado foi feita em parceria com entidades da região, como o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia de Informação e Comunicação, o Sindicato de Tecnologia e Informação do Paraná e a Abratic (Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação).

A intenção é que os jovens que saírem formados já sejam encaminhados para o mercado de trabalho. “A principal linha do Empregatch é uma oportunidade para as pessoas. Como existe a demanda, é grande a chance de todas as pessoas que forem capacitadas já serem contratadas pelas empresas”, projetou Bruno Ubiratan, presidente do Codel. “As entidades vão acompanhar esses cursos, que foram feitos para atender o mercado interno”, acrescentou.

CONTINUADO

O município garante que vai ampliar o programa nos próximos meses, diminuindo a escassez por profissionais capacitadas na área da tecnologia. “Queremos que seja um projeto continuado. É o primeiro curso, vamos fazer outros para ir preenchendo essa necessidade que as empresas de tecnologia têm no momento”, afirmou Belinati. De acordo com o prefeito, Londrina tem mais de 1.800 indústrias e empresas de tecnologia da informação.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.