Acaba de ser inaugurada em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) a planta industrial do Grupo Novartis, líder mundial em medicamentos. A unidade foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (2), nas dependências da Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares do grupo no Brasil, localizada às margens da PR-445.

Com a instalação, Cambé passa a abrigar a única planta da Novartis e Sandoz na América Latina, integrando operações legais e sistemas produtivos. Segundo o diretor industrial da companhia, Bruno Petenuci, a decisão em ampliar a estrutura já existente no município, em uma área total de 298 mil m², se deve à infraestrutura adequada e pelo bom desempenho da estrutura produtiva. Além disso, a fábrica da Novartis em São Paulo está sendo vendida.

Imagem ilustrativa da imagem Novartis inaugura planta industrial em Cambé
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

"Decidimos integrar as operações técnicas aqui em Cambé, ou seja, toda a nossa industrialização farmacêutica passa a ser concentrada neste local", destaca Petenuci. Atualmente, a fábrica da Sandoz produz cerca de 100 milhões de unidades de medicamentos ao ano. Já a produção inicial da Novartis será de três milhões de unidades de medicamentos.

Leia mais: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/banco-dos-reus-aponta-que-defesa-de-pepiliasco-quer-reabrir-caso-3206227e.html

A nova planta contará com 30 colaboradores, que se somarão às equipes da Sandoz, constituídas por mais de 400 pessoas. De acordo com o diretor industrial, os medicamentos orais sólidos de alta potência incluindo medicamentos para tratamentos oncológicos, cardiológicos e contraceptivos, produzidos em Cambé, serão distribuídos para todo o Brasil, América Latina e países da Europa como Itália, Suíça, França e Alemanha.

Imagem ilustrativa da imagem Novartis inaugura planta industrial em Cambé
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Este projeto reforça o compromisso da Novartis com a região, em linha com nossa missão de reimaginar a medicina e transformar a vida de milhares de pacientes, e demonstrando o papel estratégico do Brasil no cenário global da companhia”, destaca Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil. Foram investidos 5,5 milhões de dólares na integração da planta, que teve pelo menos 80 profissionais de diversas áreas envolvidos no desenvolvimento e execução do projeto.

Com a nova organização, Cambé se fortalece como um campus multifuncional com atividades produtivas e administrativas. “A fábrica de Cambé assume uma posição ainda mais protagonista e fortalece sua atuação como um campus multidisciplinar, reforçando sua importância como hub de embalagens e produtos para o mercado brasileiro, latino-americano e europeu”, ressalta Petenuci. (Com assessoria de imprensa da Novartis)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.