A Prefeitura anunciou nesta terça-feira (6) o início da realização do Plano de Retomada da Economia de Londrina para socorrer as micro e pequenas empresas locais que atuam nos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. O município contratou o Sebrae, que fará um diagnóstico detalhado do quanto as empresas foram impactadas pela crise sanitária e definirá ações de enfrentamento. O levantamento deve demorar cerca de três semanas e a expectativa é que as ações comecem a ser executadas em novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Município lança plano de retomada para micro e pequenas empresas
| Foto: Vivian Honorato/N.Com

O Sebrae desenvolveu uma metodologia para identificar novas oportunidades de negócios surgidas com a pandemia e que podem colaborar para a retomada econômica da cidade. O plano, afirmou o gerente Regional Norte do Sebrae Paraná, Fabrício Bianchi, irá reforçar as ações já iniciadas pelo município e que têm como objetivo gerar emprego e renda e fortalecer as atividades econômicas. O Sebrae irá criar um plano de ações. “No curto prazo, vamos fazer um levantamento dos principais setores atingidos e, em um mês, estruturar o plano com ações concretas.”

Leia também:

Prorrogação de incentivos fiscais para montadoras e fabricantes de veículos vai à sanção

A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) atuará como parceira nesse processo e o presidente da entidade, Fernando Moraes, ressaltou que o plano é mais uma entre várias medidas adotadas no início da pandemia por órgãos públicos e entidades representativas locais. “O município fez um aporte de R$ 5 milhões, gerando R$ 50 milhões em empréstimos para os empresários. Na Acil, criamos uma plataforma de market place local, colocando o empresário que ainda não entrou no mundo digital, com facilidade e sem custo. Agora, o plano vai ajudar as empresas a analisarem para que lado elas vão. O consumidor mudou seus hábitos durante a pandemia e o empresário precisa de orientações.”

“O plano de retomada é para micro e pequenas empresas, mas será feita uma análise de todos os setores e segmentos. Alguns setores aumentaram as vendas, mas teve setores que sofreram por demais. O Sebrae tem uma expertise nessa área e dará os caminhos para o empreendedor ter sucesso nos negócios”, disse o prefeito Marcelo Belinati. Em Londrina, há cerca de 50 mil empresas em atividade, das quais 99% são micro e pequenas. O levantamento irá propor ações de inovação econômica, tecnologia, infraestrutura e legislação, que começarão a ser executadas em novembro.

Segundo o Sebrae, também será feito o monitoramento dos resultados. A meta é recuperar ou elevar o PIB (Produto Interno Bruto) do município e proteger ou retomar a geração de emprego e renda, aumentando a autoestima da população. “Serão ações incisivas para quem sofreu mais, e ações mais tênues para quem sofreu menos. Serão cinco meses para decolar o plano”, disse o consultor do Sebrae, Sandro Ozório.

Justiça Eleitoral

O evento realizado no gabinete do prefeito Marcelo Belinati foi alvo de embate na Justiça Eleitoral. O Podemos, partido que tem candidato Marcio Stamm, entrou com pedido no Ministerio Público para tentar impedir o evento por considerar propaganda institucional do prefeito que é candidato à reeleição. Entretanto, O juiz da 41ª zona eleitoral/PR, Mauricio Boer, negou o pedido.

Já a defesa Belinati diz que o evento tinha claro cunho informativo, nada mais faz do que demonstrar um plano econômico que irá apontar caminhos para setores mais atingidos pela crise gerada pela crise. (Colaborou Guilherme Marconi)

Leia Mais:
Empresa carioca irá desenvolver plano estratégico para Londrina