A empresa de consultoria Macroplan Prospectiva Estratégica & Gestão S/S Ltda., do Rio de Janeiro, venceu a licitação pública e será a responsável pela elaboração do Master Plan Londrina 100 Anos, que vai estabelecer objetivos, diretrizes, propostas e projetos para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos londrinenses. A empresa carioca concorreu com outras quatro empresas e venceu com a oferta de R$ 1,230 milhão para elaborar o plano estratégico para o município. O teto previsto no edital era de R$ 1,3 milhão. O prazo para entrega do projeto é de 12 meses a partir da ordem de serviço, assinada nesta terça-feira (6).

O objetivo da contratação é construir o futuro de Londrina para os próximos 30 anos. Para isso, irá contar com a colaboração de setores do poder público e da sociedade civil organizada. O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, classificou a iniciativa como “um evento histórico” para a cidade. Segundo ele, o clamor pela execução do plano partiu do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina, que viu a necessidade de traçar metas e objetivos para a cidade, a curto, médio e longo prazo. “Pensamos não só no agora, mas no futuro da cidade de Londrina até 2040 não só na economia, mas em todos os setores, como saúde, educação, juventude, mobilidade, segurança, ciência e tecnologia. Esses vão ser os pilares do plano”, explicou Ubiratan.

A intenção é que com o plano estratégico o município consiga colocar em prática um modelo público-privado de gestão para o futuro, que vise reduzir os riscos de descontinuidades administrativas e de improvisos, com melhores resultados. “O plano é uma reivindicação antiga da sociedade londrinense e vai focar nos potenciais que a cidade tem, em todas as áreas. Vai ficar para o futuro da cidade”, destacou o prefeito Marcelo Belinati.

O Sebrae é uma das entidades que irá trabalhar na elaboração do plano e o gerente Regional Norte da entidade, Fabrício Bianchi, enxerga o plano como um grande passo para a sociedade local. “O Master Plan enxerga a cidade daqui a 30, 40 ou 50 anos e poder pensar a cidade a longo prazo é fundamental. Isso vai ser um legado que fica e outras lideranças públicas, pelos próximos 30, 40 anos, vão estar responsáveis pelo encaminhamento disso”, afirmou.

Fundada há 30 anos, a Macroplan é uma empresa de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. Em seu site, a empresa informa contar com 134 clientes públicos, privados e do terceiro setor, com mais de 400 projetos em todas as regiões do Brasil.