Apesar da chuva e baixa circulação de pessoas, os comerciantes comemoraram o fato de abrirem as portas neste sábado (6). Por conta da pandemia, os dias de atendimento do comércio estava reduzido para segunda a sexta-feira, mas a Prefeitura de Londrina autorizou a abertura das lojas de rua das 10 às 14 horas neste sábado, com intuito de evitar aglomeração nas compras do final de semana que antecede o Dia dos Namorados.

Imagem ilustrativa da imagem Mesmo com baixo movimento, lojistas comemoram abertura neste sábado
| Foto: Lais Taine

Na primeira hora de abertura, o movimento era baixo no Calçadão de Londrina (Centro), mesmo assim, vendedores acreditam que o cliente pode procurar meios de manter contato com a loja e utilizar o dia disponível para finalizar a compra. “Com a pandemia, muitas pessoas fazem a tomada de preço por telefone ou rede social. A gente tem percebido que eles procuram se informar antes e fecham o negócio pela internet ou, depois da confirmação, vêm aqui só para finalizar a compra”, comenta a florista Fabiana Torres.

Não só a chuva, mas a falta de informação sobre o horário de funcionamento do comércio pode ter afastando a freguesia. É nisso que acredita Claudio Handa, vendedor de uma loja de Sport Wear. “Até mesmo durante a semana eles falam que vieram no sábado e estava fechado. Hoje tem gente que não sabe que está aberto”, aponta a confusão.

LEIA MAIS
Comércio terá horário estendido para o Dia dos Namorados

O vendedor afirma que mesmo assim compensa abrir as portas para receber aqueles que enfrentaram o mau tempo e arriscaram o horário para pegar o comércio aberto. Para eles, o 12 de junho é uma das datas mais importantes em número de vendas. “Até mais que o Dia das Mães, como é uma loja que vende artigos esportivos, temos bastante procura nessa data”, afirma.

“Durante a pandemia, aumentou a procura por atendimento on-line, mas é importante manter aberto e receber os clientes que vieram”, acrescenta. O vendedor aponta que mesmo diante da crise, a expectativa de vendas para o Dia dos Namorados na loja está alta.

Para Tatiane de Oliveira, vendedora de uma loja de semi-jóias, não é só pelo Dia dos Namorados, mas porque muitos clientes já tinham o hábito de frequentar o Calçadão aos sábados, porque não tinham tempo durante a semana. “Para nós, a questão não é só pelo Dia dos Namorados, mas porque alguns clientes pediram, queriam que ficasse aberto”, afirma.

HORÁRIO

O decreto publicado pela Prefeitura de Londrina ampliou horário de funcionamento do comércio de rua e dos shoppings desde a sexta-feira (5), quando o comércio funcionou das 10 às 19 horas. Neste sábado (6), o comércio de rua fica até as 14 horas e os shoppings até as 15 horas.

O comércio também terá horário especial no dia 12 de junho, quando o comércio de rua deve funcionar das 10 às 19 horas e os shoppings das 11 às 20 horas. Segundo a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a medida tem objetivo de evitar aglomerações.