O comércio de Londrina irá funcionar em horário estendido nos próximos dias. Por solicitação da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a prefeitura editou, na última quarta-feira (3), o decreto 673, que autoriza a ampliação dos horários de funcionamento das lojas do centro e dos shoppings nos dias 5, 6 e 12 de junho. Segundo a Acil, a medida tem o intuito de evitar aglomerações nos estabelecimentos comerciais nos dias próximos ao quinto dia útil do mês, quando o fluxo de pessoas em circulação aumenta, e também em razão do Dia dos Namorados.

Imagem ilustrativa da imagem Comércio terá horário estendido para o Dia dos Namorados
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A medida começa a valer nesta sexta-feira (5), quando o comércio de rua poderá funcionar das 10 às 19 horas. No sábado (6), o horário de funcionamento será das 10 às 14 horas e, no Dia dos Namorados, 12 de junho, das 10 às 19 horas. Para as lojas localizadas nos shoppings, o horário permitido é das 11 às 20 horas nos dias 5 e 12 de junho e das 11 às 15 horas no sábado, dia 6.

“A Acil pediu à prefeitura que autorizasse a ampliação dos horários há uma semana. Foi uma semana conversando, negociando. É um pedido técnico porque amanhã (5) é o quinto dia útil e precisávamos de um horário mais estendido para que o consumidor tenha mais opções para procurar o comércio para os pagamentos e para as compras do Dia dos Namorados. No dia 11 de junho é feriado”, justificou o presidente da Acil, Fernando Moraes.

Entre terça (2) e quarta-feira (3), o município registrou 40 novos casos de Covid-19, chegando a 492 pessoas infectadas, e desde 3 de abril, quando foi registrado o primeiro óbito pela doença em Londrina, a cidade soma 30 mortes decorrentes do novo coronavírus. Em três dias, seis pacientes morreram. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto é de 63%.

Moraes destacou que a decisão de ampliar o horário do comércio considerou os números referentes ao coronavírus no município e reforçou que a medida irá evitar as aglomerações. “Fizemos uma solicitação técnica para evitar a aglomeração, por isso os horários diferenciados. A ocupação de leitos está bem tranquila e não podemos fechar a atividade econômica porque teve um aumento de contaminação.”

A Acil não realiza pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Namorados, mas a expectativa dos varejistas é de queda nas vendas em relação ao ano passado. “Há uma evolução nas vendas, mas em abril perdemos 3,5 mil postos de trabalho e as pessoas, com medo do desemprego, perdem a intenção de comprar parcelado. Ficam com medo de assumir dívidas”, disse Moraes.

Ele ressaltou, porém, que apesar da retração nas vendas em geral, alguns segmentos registram alta nas vendas em razão da pandemia. “Os segmentos que vendem produtos para dentro de casa, como fogão, tv, sofá, e tecnologia estão com as vendas aquecidas. Itens de tecnologia também estão em alta. Fazia tempo que não se vendia tantos notebooks. O que caiu foram as vendas de confecções e calçados, por exemplo.”