A cidade de Londrina é a segunda que mais avançou no ranking Cidades Amigas da Internet 2021, elaborado pela consultoria Teleco, pela Conexis Brasil, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade do País, e pela Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações).

Imagem ilustrativa da imagem Londrina sobe 78 posições no ranking Cidades Amigas da Internet
| Foto: iStock

O ranking tem o objetivo de identificar, entre os 100 maiores municípios brasileiros, os que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil por meio de políticas e ações públicas que facilitam a instalação de infraestrutura de telecom. São avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de ERBs (Estações de Rádio Base) e redes (subterrâneas ou aéreas).

Da 89ª posição em 2020, Londrina saltou para a 11ª posição em 2021, subindo 78 posições no ranking. Brasília teve o maior ganho na classificação ao subir 88 posições. Em 2019, Londrina estava no 92º lugar.

Segundo informações da Teleco, tanto Brasília quanto Londrina subiram no ranking após alterarem suas legislações referentes às regras para instalação de infraestrutura de telecomunicações em 2020, junto a outras 10 cidades. Destas, nove tiveram ganhos de posições na lista. No caso de Londrina, a alteração na legislação municipal trouxe melhoria em quase todas as notas da pesquisa.

Uberlândia foi a primeira colocada no ranking. Entre as capitais, Porto Alegre foi a mais bem classificada.

A lei municipal 13.184/2020, que dispõe sobre as normas para instalação e licenciamento de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações em Londrina, em conformidade com a legislação federal vigente, foi aprovada em dezembro do ano passado. O PL (Projeto de Lei) que a originou tramitava desde 2015 e, sem lei, a cidade acumulou atrasos no investimento em infraestrutura de telefonia nesse período, já que a legislação anterior havia sido revogada. A regulamentação da lei foi feita em junho deste ano.

O número de antenas de telecomunicações na cidade, contudo, ainda está longe do ideal, já que a Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicação e de Informática) considera que, para haver conectividade satisfatória, é preciso uma antena para cada mil habitantes nos municípios. Londrina tem 329 antenas de telecomunicações instaladas na cidade, de acordo com dados da Conexis. Mas, com 575 mil habitantes, precisaria de 575 antenas para atender os seus moradores. Há um déficit, portanto, de 246 estruturas destas.