O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou, nesta sexta-feira (1), a lei que institui o 8 de maio como Dia do Turismo no calendário oficial de eventos do Município. O projeto de autoria do vereador Matheus Thum (PP) prevê ações para explorar as potencialidades turísticas de Londrina.

Natal deste ano é a grande aposta do município para atrair turistas
Natal deste ano é a grande aposta do município para atrair turistas | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Em entrevista coletiva em seu gabinete, Belinati ressaltou que o setor do turismo reúne 571 atividades econômicas diferentes. Segundo ele, o principal objetivo da lei é fortalecer a união de todos esses setores. “Quando temos um evento na cidade, a cidade inteira ganha: o hotel, o vendedor de cachorro-quente, o motorista de aplicativo, a lanchonete. Então é preciso que haja essa união, ações conjuntas para fortalecer nossas potencialidades”, comentou.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Roberta Zulin, disse que a lei mostra para a sociedade a importância do turismo e a capacidade de impulsionar a economia. “Todos atividades ligadas ao turismo sofreram muito com a pandemia. Então, esse dia é muito importante para o setor. Muitas ações já vêm sendo feitas para recolocar Londrina no roteiro de eventos do nosso Estado, e a lei vem para se somar”, avalia.

LEIA TAMBÉM:

Retomada de eventos sociais traz alívio a profissionais do setor

Para Zulin, mais do que atrair turistas, a cidade precisa trabalhar a estadia. “Não é só trazer o turista para a cidade. Precisamos que ele conheça todo o nosso potencial e usufrua de nossos equipamentos”, argumenta. Para isso, ela lista os atrativos da cidade. “Temos uma rede hoteleira estruturada, uma gastronomia forte. As opções vão desde o turismo de negócios, de aventura, rural, até o religioso”.

A grande aposta da prefeitura para atrair turistas é o Natal. O presidente do Codel, Bruno Ubiratan, conta que há a expectativa de contar com os pedalinhos funcionando nos lagos da cidade até as festividades natalinas. “Vamos conversar com a empresa. Seria mais uma atração para se juntar ao show das águas, à árvore no lago. Planejamos um Natal bonito para fortalecer a auto-estima do londrinense e também trazer dinheiro para a cidade”, diz.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup