Imagem ilustrativa da imagem Justiça determina fim do bloqueio ao Pool de Combustíveis
| Foto: Roberto Custódio

A juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso determinou que os motoristas de aplicativos e profissionais do transporte de cargas deixem de proibir o abastecimento de caminhões no Pool de Combustíveis. As manifestações contrárias ao reajuste nos preços do diesel e da gasolina chegaram ao quarto dia em Londrina e acendem o alerta para um possível desabastecimento dos postos na cidade e na região.

O interdito proibitório emitido no plantão judiciário atendeu a uma pedido da rede de postos Ipiranga e também determinou a aplicação de multa diária de R$ 20 mil, porém não identifica quem são os organizadores das manifestações O motoristas são retratados na decisão como "adeptos da manifestação que forem identificados como responsáveis pelo evento", anotou.

A identificação dos organizadores no momento da notificação da decisão liminar será de responsabilidade de um oficial de Justiça, que também está autorizado a solicitar o auxílio da força policial.

Na manhã desta sexta-feira (5), a reportagem da FOLHA constatou o novo fechamento.

Nesta quinta, a interrupção do abastecimento dos caminhões perdurou até às 16h desta quinta-feira, atrasando a entrega dos produtos. Já durante a tarde, o grupo realizou nova paralisação parcial na PR-445, causando lentidão nos dois sentidos da pista, na região de Cambé.

Somente em 2021, o reajuste no preço da gasolina foi de 41% nas refinarias. Já o Diesel foi reajustado em 34,1%.

Em relação ao valor da gasolina encontrado na bomba, 33,87% corresponde ao preço estipulado pela Petrobrás nas refinarias. Já 43% representam a carga tributária estadual e federal. Além de apontar os altos tributos que estão na mira de reformas apresentadas pelo Governo Federal como os grandes vilões, a Paranapetro (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná) também destaca que a exigência da presença de 27% do álcool anidro em cada litro de gasolina também é outro fator que encarece o produto. O etanol anidro representa 14,62% do preço encontrado na bomba, o que torna o preço de custo do litro do etanol das usinas maior do que a própria gasolina para os donos de postos.

(Em breve mais informações)