Londrina deverá receber uma antena de telefonia 5G em julho. A instalação do equipamento foi confirmada na última quarta-feira (26) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante reunião realizada no ministério, em Brasília, articulada pela deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) e que contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. Dessa forma, Londrina será a única cidade da Região Sul a receber uma antena de tecnologia 5G neste ano e a segunda do País. A primeira antena foi instalada neste mês em Sorocaba (SP).

Imagem ilustrativa da imagem Instalação de antena de 5G em Londrina é confirmada para julho
| Foto: iStock

Conforme já publicado pela FOLHA, Londrina foi escolhida pelo Ministério das Comunicações para receber um projeto-piloto para utilização da tecnologia 5G em áreas rurais. O município foi selecionado por abrigar o primeiro Polo Tecnológico do Agro instalado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) há um ano e meio, projeto que contou com a articulação da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR).

“O ministro Fábio Faria nos confirmou que Londrina vai ganhar a segunda antena de telefonia 5G do País. É o resultado de um árduo trabalho que confirma a vocação de Londrina como uma cidade inovadora e preparada para o futuro”, salienta a deputada Canziani.

A antena a ser instalada terá abrangência em um raio de 5 quilômetros, podendo atingir picos de até 10 quilômetros, incluindo a parte urbanizada do distrito de Warta (Zona Norte). O foco do projeto é levar a conectividade no campo e contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e, consequentemente, o aumento da renda do produtor. No entanto, o sinal 5G ficará aberto a todos os usuários da telefonia móvel que tenham um aparelho compatível com essa tecnologia.

Naquela região, além da Embrapa estão instaladas várias empresas do agronegócio, como a Bela Agrícola, Grupo Don Mario e as cooperativas Integrada e Cocamar e o Aeroporto 14 Bis, utilizado por empresas de aviação agrícola.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, o projeto prevê a instalação de uma “fazenda inteligente” no local, o que trará benefícios para os produtores rurais, além de contribuir para os processos de pesquisas e soluções para o agronegócio. Com tecnologia 5G, será possível aprimorar ferramentas e desenvolver softwares para melhorar e ampliar a conectividade nas áreas rurais

Além de Londrina, participam do projeto-piloto os seguintes municípios: Rondonópolis (MT), Padef (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Bebedouro (SP). Esses municípios devem receber uma antena até o final do ano.

Para começar a ser utilizada no Brasil, a tecnologia 5G aguarda leilão da nova geração de internet, previsto para o segundo semestre deste ano.

Para a implantação de algumas infraestruturas de conectividade, o Mapa atuará em parceria com os entes de governo para disponibilização de linhas de crédito com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do qual participará do comitê gestor, ainda pendente de regulamentação via decreto.