O IBGE abriu nesta quinta-feira (9)inscriçõespara um processo seletivo com4.359vagas noParaná.As oportunidades de emprego temporário sãopara trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.

As inscrições vão até o dia 15/6. O candidato deve se inscreverpelo sitehttp://www.ibge.gov.br/pss-complementar. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter oensino fundamentalcompleto.

Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza umsimuladorpara que os interessados possam estimar quanto receberão.

As vagas

As vagas estão distribuídas por mais de 380 municípios do Paraná. O maior número de vagas se concentra em Curitiba (835), Londrina (194), Cascavel (175), São José dos Pinhais (159), Colombo (155) e Maringá (149).

Dentre as 4.359 vagas, 2.523 são para concorrência ampla, 458 reservadas para pessoas com deficiência e 1.378 para pessoas pretas e pardas.

Leia mais: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/serie-de-podcast-banco-dos-reus-chega-ao-terceiro-episodio-3206580e.html

A seleção

O candidatodeverá comprovar se possui ensino fundamental completo, que vale 1ponto; ensino médioincompleto (3 pontos), ensino médiocompleto (5pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos).As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.

Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, ocandidato com maior idade.

Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site:https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1