O jornal Folha de Londrina foi o grande vencedor do 9º Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo e recebeu cinco das 15 premiações. Concorreram reportagens de cinco categorias (Jornalismo Impresso, Reportagem de TV, Reportagem de Rádio, Fotojornalismo e Internet).

O editor de Economia da Folha de Londrina, Celso Felizardo, conquistou o primeiro lugar na categoria Impresso, com a reportagem "Indústria do Porco completa 100 anos no Paraná", publicada no dia 10/11 de agosto.

Celso Felizardo conquistou três prêmios no concurso da Fiep
Celso Felizardo conquistou três prêmios no concurso da Fiep | Foto: Gelson Bampi/Agência Fiep

A reportagem de Celso Felizardo também levou os prêmios Destaque Regional Norte e o prêmio máximo da noite, o Troféu Heitor Stockler de França. A celebração aconteceu na terça-feira (8), Campus da Indústria, em Curitiba.

Os destaques regionais são concedidos aos trabalhos que obtiveram a maior pontuação entre todos os avaliados em cada uma das seis regiões do estado (Curitiba e RMC, Campos Gerais, Norte, Noroeste, Sudoeste e Oeste).

Já o Troféu Heitor Stockler de França é concedido ao jornalista que obteve a maior nota entre todos os inscritos na competição. A premiação leva o nome primeiro presidente da Fiep, empresário da indústria gráfica, que também atuou como jornalista.

A repórter Jessica Sabbadini, terceiro lugar na categoria Impresso
A repórter Jessica Sabbadini, terceiro lugar na categoria Impresso | Foto: Gelson Bampi/Agência Fiep

A repórter Jéssica Sabbadini conquistou para a Folha de Londrina o terceiro lugar na categoria Impresso com a reportagem "Madeira na construção é alternativa renovável e sustentável", publicada no dia 7 de agosto de 2024.

O editor de Fotografia da FOLHA conquistou a segunda colocação na categoria Fotojornalismo com a imagem publicada na reportagem "Indústria do PR cresce 3,5 em agosto, acima da média nacional".

Fotografia do editor Sergio Ranalli, segundo lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo
Fotografia do editor Sergio Ranalli, segundo lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo | Foto: Sergio Ranalli

DISPUTA ACIRRADA

Segundo a Fiep, este ano a disputa foi acirrada, com 206 trabalhos jornalísticos inscritos nas cinco categorias, sendo premiados os três primeiros colocados de cada uma delas, além de seis Destaques Regionais.

Sérgio Ranalli, que já tem no currículo vários prêmios conquistados no concurso da Fiep, destaca que essa distinção é uma referência no jornalismo paranaense. "Ficar em segundo lugar na categoria Fotojornalismo é muito gratificante. Mas a posição alcançada pela FOLHA com as três premiações do editor Celso Ferlizardo e da repórter Jéssica Sabadini evidência a relevância do jornalismo que praticamos na FOLHA", afirma.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a relevância da competição para valorizar a informação de qualidade. “Esse prêmio é um reconhecimento ao bom jornalismo, que é essencial para a sociedade. O Sistema Fiep promove essa iniciativa para uma categoria que tem um papel fundamental para dar voz às demandas da indústria”, afirmou. “A imprensa que consegue também captar parte do nosso desafio. A indústria tem uma responsabilidade social muito grande, nós temos que falar de energia, nós temos que falar de sustentabilidade, nós temos que falar de social, nós temos que colaborar para que esse estado seja cada dia melhor”, acrescentou.

COMUNICAÇÃO

Ele enfatizou ainda o envolvimento de veículos de todas as regiões do Paraná. “Essa participação significativa de profissionais de diferentes localidades reforça nossa intenção de fortalecer a comunicação na ponta, junto ao empresário de cada município paranaense. Dessa forma poderemos construir um ambiente mais competitivo para os negócios e tornar o nosso estado o melhor lugar para a indústria no Brasil”.

Acesse o link e confira os premiados. (Com assessoria de imprensa da Fiep)