A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) considerou que a proposta apresentada nesta última quinta-feira (5) para a concessão de rodovias do Paraná para os próximos 30 anos, baseado na menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras, atendeu as expectativas do setor produtivo, que demandava tarifas mais justas, garantia da execução de obras e transparência.

Imagem ilustrativa da imagem Fiep: 'em sete anos, Paraná vai ser país de primeiro mundo em termos rodoviários'
| Foto: Gustavo Carneiro

"Com esse modelo, teremos, em média, no Paraná, quase 50% de desconto nas tarifas", aponta João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep. "Esse será um número perfeitamente alcançável."

Para ele, a exigência de aporte financeiro em dinheiro de acordo com os descontos oferecidos também vai garantir a execução das obras ao afastar "aventureiros". "Esse é um erro que já aconteceu no passado e não pode se repetir. A conta aporte vai garantir que aventureiros não venham para esse modelo. Todo o dinheiro colocado vai ficar na conta e o aporte fica na rodovia. O usuário que vai decidir o que fazer com ele."

O degrau tarifário, com descontos enquanto as pistas não forem duplicadas, farão com que a concessionária termine o quanto antes a obra, acrescenta Mohr.

Por último, o gerente elogiou a participação nas audiências públicas sobre a concessão de rodovias, que atingiram recorde de contribuições. "Foram mais de 5 mil contribuições", destacou.

"O Paraná vai ser país de primeiro mundo em termos rodoviários em sete anos", ele continua. As obras nas rodovias, conforme ele, vão diminuir os riscos de acidentes, trazer redução de custos logísticos para a indústria e atrair novos investimentos.