Thiago e Maura Cordeiro: pedidos cresceram cinco vezes
Thiago e Maura Cordeiro: pedidos cresceram cinco vezes | Foto: Ricardo Chicarelli



Depois que começou a fazer entregas usando uma plataforma on-line de delivery, Thiago e Maura Cordeiro viram o seu pequeno negócio decolar. Começaram cozinhando em casa, mas os pedidos cresceram cinco vezes e foi preciso abrir um espaço na praça de alimentação de um complexo comercial em Londrina para dar conta da demanda. Logo, o estabelecimento também se multiplicou. Thiago e Maura franquearam o negócio e hoje têm restaurantes em Maringá e, no início do ano, uma nova unidade será inaugurada em Joinville. Na metade de 2019, mais uma deve ser aberta na capital. Cerca de 95% dos pedidos do restaurante vêm do serviço de delivery.

A entrega de comida é uma tendência mundial que encontra mercado ainda mais aquecido no Brasil, diz o head de Comunicação da plataforma iFood, Vitor Magnani, que esteve em Londrina na semana passada. Segundo o site Statista, a receita global do mercado on-line de delivery de comida atingiu os US$ 82,7 bilhões em 2018, com crescimento de 17%. Até 2023, a expectativa é de crescimento anual de 10,7% até atingir os US$ 137,6 bilhões.

LEIA MAIS
Cuidado com a avaliação negativa

Um levantamento feito em 2017 pelo Sebrae com cerca de 1,8 mil pequenos negócios que atuam no segmento de alimentação fora do lar chegou à conclusão que metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela no Brasil oferecem o serviço. Além disso, 19% afirmam que pretendem apostar em serviços de delivery (se ainda não tem) e 28% pretendem investir em pedidos on-line nos próximos dois anos.

Pedir comida via aplicativos já é um hábito comum entre os consumidores. Só na última semana de outubro, o aplicativo iFood contabilizou 390 mil pedidos por dia no Brasil, crescimento de 109% na comparação com o número de pedidos diários em outubro de 2017. A plataforma cresce duas vezes mais que suas concorrentes em locais como nos EUA, Europa, Ásia e Mena (Oriente Médio e Norte da África). O maior incremento acontece nos grandes centros, onde o trânsito é mais difícil e a rotina de trabalho mais puxada, afirma Magnani.

Imagem ilustrativa da imagem Delivery é motor de crescimento para pequenas e médias empresas



UBER

O Uber Eats chegou a Londrina em outubro desse ano. O serviço faz entregas de comida no já conhecido modelo de transporte da Uber. O app chegou a São Paulo em dezembro de 2016, e desde então já se tornou disponível em mais 25 cidades. "O Brasil é o maior mercado de entrega de comida da América Latina e, desde que o Uber Eats chegou, vimos o quanto os brasileiros ansiavam por uma plataforma que conecta os usuários aos melhores restaurantes da cidade", disse na ocasião Delon White, diretor-geral do Uber Eats no Brasil, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

A companhia não revela dados regionais, mas afirma que o serviço atende mais de 100 mil restaurantes em 35 Países e em 350 cidades de todo o mundo. Além disso, conta com 300 mil entregadores cadastrados que realizaram, em média, quatro viagens cada no último mês. "Uber Eats traz centenas de milhares de novos usuários toda semana. Em 2018, em média 40% de todos os novos usuários do Uber Eats também são novos usuários da Uber", afirma Gabriela Manzini, gerente de Comunicação da Uber Eats no Brasil.