Para Rubens Negrão, do Sebrae/PR, o delivery é uma tendência e os consumidores já esperam que empresas do segmento gastronômico ofereçam o serviço. "Já faz parte do modelo de negócio. É uma tendência não só para o setor de alimentação, mas para todos os outros setores, principalmente o comércio."
No entanto, antes de aderir aos serviços de entrega, o consultor orienta as empresas a tomarem certos cuidados. O primeiro é garantir a qualidade do produto. "Tem que ter um processo de entrega que garanta a mesma qualidade do produto que você serve no estabelecimento." O alimento precisa apresentar as mesmas características de temperatura, aspecto físico e aparência, alerta o consultor.
Também é preciso haver preocupação em utilizar um tipo de embalagem que preserve as características do alimento. Além disso, a embalagem pode servir como um cartão de visita da empresa. "A embalagem vai divulgar o nome empresa. Pode ser o diferencial para o negócio: bonita, agradável, que não sirva somente para embrulhar e despachar."
Negrão orienta as empresas ainda a terem cuidado com a capacitação dos entregadores, sejam eles contratados ou terceirizados. "Às vezes você investe na embalagem, tem preocupação com o atendimento e o profissional que está fazendo a entrega está despreparado. Não tem higiene pessoal, preocupação com a educação, com o vocabulário, não conhece a empresa. O profissional tem que transmitir para o consumidor uma imagem limpeza e seriedade para que o processo todo de atendimento, desde a recepção do pedido até a entrega, tenha coerência e preocupação com a qualidade e com o nome da empresa."
Aderir aos aplicativos on-line de entrega também exige uma avaliação criteriosa sobre a capacidade de produção e entrega do restaurante. "Se amplia demais seus canais de venda, muitas vezes não consegue atender ao grande volume. E como esses aplicativos têm um processo de avaliação do fornecedor, pode ser que a empresa seja mal avaliada e tenha prejuízo de sua imagem."