Além dos produtores de cerveja artesanal, apreciadores e entusiasta também podem se cadastrar na plataforma
Além dos produtores de cerveja artesanal, apreciadores e entusiasta também podem se cadastrar na plataforma | Foto: Istock

“Em março de 2020, o meu modelo de negócio de distribuição de cerveja artesanal sofreu um impacto gigante porque bares precisaram fechar e eventos foram cancelados por conta da pandemia. E vi que precisava entrar no mercado virtual.”

Assim o criador da rede social para cervejeiros Nostra Cerva, Diogo Hissamoto descreve o que o levou à necessidade de inovar a forma como trabalhava. E ele não está sozinho: um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) em fevereiro de 2021 mostra que 7 em cada 10 pequenos negócios do Brasil atualmente vendem também no mercado on-line, o que representa um crescimento em comparação a maio de 2020, de 59% para 69%.

A necessidade de adaptar as vendas como efeito da pandemia de Covid-19 levou Hissamoto, que já trabalhava com distribuição de cerveja artesanal há 8 anos, a ter de identificar quais eram as principais dificuldades que o ramo cervejeiro encontrava na hora de anunciar seus produtos na internet. “Eu percebi que a ‘dor’ desse mercado era que a comunicação dos cervejeiros nas redes sociais tradicionais precisava competir com vários outros assuntos, como política, entretenimento e outros produtos”, notou. “E aí pensei em melhorar a comunicação da cultura cervejeira. Essa foi a ideia fundamental.”

Além dos produtores de cerveja artesanal, apreciadores e entusiasta também podem se cadastrar na plataforma. “A tecnologia da plataforma funciona por geolocalização”, explica. “Por exemplo, um usuário faz um anúncio disponibilizando 5 litros de cerveja que fez em casa no final de semana. Pela localização, os consumidores podem encontrar e clicar na opção ‘Quero Provar’. Essa mensagem chega ao cervejeiro e eles podem trocar as cervejas que fizeram ou simplesmente vender”, descreve.

Outro aspecto que Hissamoto levanta é o de que a produção cervejeira não envolve apenas a cerveja em si. “Até mesmo uma pessoa que vende tampinhas de garrafa, por exemplo. Todo mundo que faz cerveja em casa precisa comprar uma tampinha de alguém, então, tem toda essa cultura em torno. A ideia é mobilizar regionalmente e isso viralizar em nível nacional”, almeja.

INOVAÇÃO COMO RESPOSTA ÀS RESTRIÇÕES

Para criar a rede social, o empresário contou com a ajuda de uma impulsionadora de startups. “Eles tiram do papel e dão aquele primeiro passo para iniciar. Fechei a parceria com a StarTama, uma empresa de Londrina também, que tem braços na Califórnia. Com eles, fizemos todo o planejamento de uma startup, que era um mercado que eu não conhecia”, relata. “Colocamos no ar o primeiro MVP (Mínimo Produto Viável, na sigla em inglês) em dezembro”, explica Hissamoto.

Ele conta que, mesmo no pouco tempo em que a plataforma está no ar, a Nostra Cerva foi uma das 400 empresas selecionadas pelo InovAtiva Brasil, um programa do Ministério da Economia de aceleração e apoio a startups que tenham projetos inovadores. “Agora, temos mentorias com profissionais que eu nunca teria acesso na vida.”

O criador da plataforma conta que o programa já lhe propiciou contatos com investidores de várias partes do país e que tem proporcionado desenvolver novas funcionalidades para a rede social. Ao final do programa, a empresa poderá participar de uma rodada de negócios com alguns dos maiores investidores do Brasil. “É como se fosse aquele programa Shark Tank” (programa de TV onde empreendedores buscam financiadores para suas ideias de negócios), explica.

“Hoje temos acessos de quase todos os estados do Brasil, e até de fora. Portugal e Argentina têm visualizado bastante também”, menciona. “Já são aproximadamente 2.500 usuários cadastrados na plataforma. Temos um planejamento para em cerca de cinco anos estarmos já ativos em todo o Brasil e com mais ou menos 3 milhões de pessoas”, espera o empresário.

META É CRIAR NÚCLEOS REGIONAIS DE CERVEJEIROS

Hissamoto conta que a ideia de criar um espaço que tratasse especificamente de cerveja artesanal tem o intuito de criar núcleos de comunicação regionais do ramo. “Vejo que essa solução hoje não é algo que veio só de uma dor minha, mas que vai ser uma solução para melhorar a cultura cervejeira regional mesmo. Vamos conseguir dar publicidade para pequenas cervejarias na mesma proporção que para outras maiores. Vamos democratizar a divulgação dos produtores locais”, avalia.

É o que pensa também o coordenador de vendas de uma empresa de chocolates Elzo Ravanelli Neto, que faz cervejas artesanais como hobby. “Produzo cervejas há 7 anos, mas não como forma de obter renda ou comercialização, é apenas para consumo próprio e degustação de amigos e familiares”, explica.

Ravanelli conta que a cerveja que produz é agora uma homenagem ao pai, que faleceu de Covid-19 há cerca de um ano. “Meu pai era meu parceiro de cerveja artesanal, ele me ajudava a fazer, idealizávamos nossas receitas, bebíamos juntos. Então, agora eu mudei o logotipo e coloquei o rosto dele em homenagem, para lembrar que é a cerveja do ‘seu’ Elzo Ravanelli”, relata.

Ravanelli, que já conhecia Hissamoto há muitos anos, conta que utiliza a Nostra Cerva desde que foi criada. “Nós temos um grupo de cervejeiros em Londrina, de entusiastas, comerciantes, em torno de 250 pessoas, que já utilizam a rede desde o começo”, conta. Mesmo não tendo uma produção para comercialização, ele conta que essa interação é muito importante na cultura cervejeira. “Quem está lá são pessoas realmente interessadas nesse assunto, você acaba tendo informações mais pertinentes e entende melhor sobre cerveja, principalmente agora que não podemos mais nos reunir, como fazíamos”, pontua.

“Acredito que inovações como essa têm tido um impacto extremamente importante nesta fase onde olhos estão voltados para o digital”, pontua o cervejeiro da Amadeus Lucas Varéa Pereira, que também utiliza a plataforma. “Porque além de ser um espaço exclusivo para se falar desse assunto, ela consegue organizar todas as informações que um apreciador busca na hora da escolha de um rótulo, além de propagar o crescimento das cervejarias artesanais da região”, avalia.

O sócio administrador da BandBier - Cervejas Especiais José Marcio Martins Bandeira também utiliza a Nostra Cerva. “Para os fabricantes, visto que passam por tempos difíceis devido à pandemia, muitos viram as vendas caírem, os costumeiros consumidores de cervejas artesanais se distanciaram dos pontos de venda. E hoje veem nessa plataforma uma ponte entre os fabricantes, os revendedores e os consumidores de cerveja”, expressa, e ressalta que a possibilidade de o consumidor conversar diretamente com o cliente também é uma inovação de destaque no contexto atual.

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