| |

Economia 5m de leitura

Começa nesta quarta prazo para declaração do Imposto de Renda

Mesmo com prazo maior neste ano, Sescap-LDR alerta para que contribuintes evitem deixar entrega dos dados para última hora

ATUALIZAÇÃO
14 de março de 2023

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Começa nesta quarta prazo para declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal começa a receber nesta quarta-feira (15) as declarações do Imposto de Renda de 2023. São esperadas cerca de 39 milhões de declarações em todo o país, sendo aproximadamente 360 mil da região de Londrina, de acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso. 

Emerson Agra, diretor-financeiro do Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina), informa uma mudança no prazo de declaração este ano. “Historicamente, a declaração começava no início de março e acabava no final de abril. Agora, com a nova mudança, a Receita colocou o prazo para o dia 15 de março e também prorrogou para 31 de maio”.

Outra novidade é a declaração pré-preenchida. “Vai ficar mais fácil importar dados como saldo bancário, compra e venda de imóveis. Isso vai facilitar muito a declaração, porque minimiza a chance de erros que podem resultar em malha fiscal”, argumenta Agra.

Os contribuintes com imposto a restituir que optarem por receber os valores por Pix na declaração do Imposto de Renda 2023 vão entrar na lista de prioridades de restituição da Receita Federal e terão o dinheiro antes. A mesma regra vale para quem, em 2023, optar pela declaração pré-preenchida do IR.

Neste ano, há novas regras para o envio do documento. Quem é obrigado a declarar e perde o prazo paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido. “Por isso é importante se antecipar. O sistema da Receita não tem apresentado instabilidade nos últimos dias, mas pode ocorrer problemas com o aparelho do contribuinte, ou a falta de algum documento”, aconselha Reginaldo Cardoso.

A restituição é paga conforme o calendário determinado pela Receita Federal e as regras de prioridade. Para receber o quanto antes, é necessário não deixar a entrega para o final do prazo. No entanto, os contribuintes prioritários têm o direito de receber na frente dos demais independentemente da data de envio, se não houver erros na declaração.

A Receita também informou que quem declarar até 10 de maio tem maior probabilidade de receber os valores nos primeiros lotes, mesmo estando fora da lista de contribuintes prioritários. 

ENTIDADES

O delegado da Receita lembra que o contribuinte tem a opção de encaminhar 6% do valor para fundos municipais que apoiam entidades de assistência social.

Cardoso ressalta que, em Londrina, poucos contribuintes têm adotado a prática. Em 2022, apenas 579 declarações continham a destinação, o que resultou em R$ 720 mil. “Cidades menores que Londrina conseguem um índice muito maior, então, acredito que é preciso que se crie essa cultura”, incentiva.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS